Dieta Low Carb - Benefícios e malefícios
Dieta Low Carb - Benefícios e malefícios
A dieta low carb em sua essência é a redução do consumo de carboidratos e aumento da ingestão de proteínas e gorduras. Apesar desse tipo de dieta trazer alguns benefícios como emagrecimento rápido e diminuição da retenção de líquido, ela também pode gerar prejuízos para a saúde, se não for bem orientada por um profissional. Confira, no artigo a seguir, quais os benefícios e cuidados que devemos ter com a dieta low carb.
O que é a Dieta Low Carb
A dieta low carb consiste na baixa ingestão dos alimentos ricos em carboidratos durante o dia. Em compensação à baixa ingestão de carboidratos, aumenta-se a ingestão de alimentos ricos em proteínas e gorduras.
O cardápio da Dieta Low Carb
No cardápio da dieta low carb estão inclusas as proteínas de alto valor biológico e as gorduras mono e poli-insaturadas.
Assim, entre os alimentos ricos em proteínas, os mais consumidos são as carnes, os peixes e os ovos. Já os ricos em gorduras boas incluem o abacate, azeite e as castanhas.
Entre os que são evitados durante essa dieta estão, principalmente, os farináceos como pães, massas, biscoitos, tortas (mesmo integrais) além do arroz, dos tubérculos (batatas, inhame, cará, mandioca) e doces.
A seguir, você pode conferir algumas receitas de opções low carb para o seu cardápio:
- Quiche low carb de ricota de búfala com alho poró
- Mousse Low carb
- Arroz de couve flor Low Carb
- Tabule Low carb de couve flor
Os benefícios da Dieta Low Carb
As proteínas fazem parte dos alimentos construtores, ou seja, aqueles que constroem, basicamente, nossos músculos.
Consideradas como alimentos nobres, por serem escassas durante os tempos de caça, a indicação é que componha 15% da ingestão diária de alimentos.
Reduzindo, significativamente, as quantidades de carboidratos da alimentação e aumentando as quantidades de proteínas no dia pode até ter alguns benefícios, que incluem:
- Perda de peso;
- Controle do colesterol;
- Controle do índice glicêmico;
- Aumento da saciedade;
- Diminuição da gordura corporal;
- Aumento na formação dos músculos, se associado a atividades físicas.
No entanto, a restrição exagerada dos carboidratos na alimentação também pode ter consequências negativas para o nosso corpo. Confira no próximo tópico.
Malefícios da Dieta Low Carb
Não é à toa que a indicação de carboidratos deve compor pelo menos 55% de todas as calorias ingeridas no dia.
Essa indicação é baseada no bom funcionamento do nosso organismo, tanto que a falta desse grupo alimentar pode gerar consequências negativas para o nosso corpo, por exemplo:
- Falta de energia;
- Fraqueza muscular;
- Dores de cabeça;
- Diminuição da capacidade de raciocínio;
- Ansiedade;
- Potencial sobrecarga da filtração do rim pelo grande consumo de proteínas;
- Efeito rebote, após o término da dieta.
Entendendo a importância dos carboidratos
Os carboidratos fazem parte dos alimentos energéticos, responsáveis por gerar energia para os movimentos e as atividades diárias.
Vale a pena lembrar que esse grupo é imprescindível para o bom funcionamento do cérebro, que é abastecido apenas por glicose. Com uma indicação de 55% da ingestão diária, muitas vezes, é consumido acima desse percentual, levando ao ganho de peso desordenado e à obesidade.
Dessa forma, é contra a indicação e as necessidades diárias usar proteínas como fonte de energia, uma vez que existem os alimentos energéticos para desempenhar tal papel.
Dicas para emagrecer com saúde
Primeiro, desconfie de qualquer dieta que seja restritiva, ou seja, aquela que restringe as quantidades dos alimentos, ou alguma dieta que esteja na moda. Também tome cuidado com o terrorismo alimentar.
Uma boa forma de perder peso de forma saudável e definitiva é por meio da mudança dos hábitos alimentares, adequando a ingestão de carboidratos, ajustando as quantidades e melhorando a qualidade dos alimentos. Chamamos esse processo de reeducação alimentar.
Nele há a substituição de alimentos industrializados e ricos em açúcares por naturais, aumentando a ingestão de frutas, legumes e verduras, além de adicionar alimentos integrais.
Quer saber mais sobre o tema? Veja qual a diferença entre dieta e reeducação alimentar.
Para este e outros conteúdos siga meu Instagram @cristinatrovonutricionista.
Cristina Trovó
Nutricionista