Dietas da Moda

Dietas da Moda

            Diariamente nos deparamos com pessoas que buscam soluções mágicas para atingir o emagrecimento. E quem procura encontra. Os meios de comunicação de mídia - TVs, revistas, peças publicitárias, entre outros – às vezes  apresentam caminhos milagrosos para se conquistar um peso menor,  mas nem sempre esse peso mais baixo significa percentual de gordura diminuído 

           Para se obter uma dieta  equilibrada, que forneça todos os nutrientes,  são necessárias, no mínimo, 800 a1200 calorias /dia. Dietas da moda, em sua maioria, são monótonas e muito restritivas. Quando seguidas por um período significativo de tempo, provocam danos à saúde e a probabilidade de recuperar o peso é muito maior.
Dieta do Dr. Atikins: Também conhecida como dieta das proteínas, é a mais popular de todas. O indivíduo faz restrição de carboidratos e come livremente as proteínas. Essa é a opção mais escolhida pelos amantes de carnes. Sua principal desvantagem é que parte da  perda de peso se dá à custa de  desidratação, portanto, voltando com o carboidrato esse peso voltará. Além disso,  pode levar à alteração do colesterol e da pressão arterial, e também à sobrecarga do fígado e rim.
 
Dieta dos Pontos: Matematicamente tem lógica, nutricionalmente não. Os pontos na verdade são as calorias dos alimentos consumidos, portanto, provoca-se uma restrição calórica a fim de se obter o emagrecimento. Tem como vantagem a facilidade para ser seguida e a liberdade na hora da escolha dos alimentos. A desvantagem é que não educa, a pessoa pode consumir guloseimas e se privar de alimentos ricos em nutrientes, proporcionando-se uma alimentação repleta de calorias vazias. Pode comprometer a saúde como um todo.
 
          Portanto, esqueça as  dietas da moda e as promessas de soluções milagrosas. Aprenda a se alimentar pensando sempre no valor nutritivo dos alimentos. E lembre-se: 
 
*Troque os alimentos refinados pelos integrais.
*Frutas e verduras são aliadas da saúde.
*Nada substitui hábitos saudáveis e reeducação alimentar.
*Não existe milagre, o milagre é você!
 
 
 
Cristina Trovó
Nutricionista
 
 
UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design