Probióticos: o que são e sua importância
O grande interesse por alimentos como o kefir e a kombucha trazem à tona a importância dos probióticos para a saúde intestinal e a prevenção da disbiose.
Probióticos: o que são
São considerados probióticos aqueles alimentos que possuem micro-organismos vivos que, quando ingeridos, trazem benefícios à saúde.
Os principais micro-organismos são as bifidobactérias e os famosos lactobacilos, que contribuem para o equilíbrio da população das bactérias do nosso intestino.
Qual sua importância?
A principal função dos probióticos é atuar diretamente na flora intestinal, melhorando a saúde do órgão. Assim, ele auxilia na microbiota e na digestão, favorecendo a absorção de nutrientes.
Além disso, também são benefícios dos probióticos o estímulo do sistema imune, o auxílio na digestão da lactose para indivíduos intolerantes e a prevenção de doenças como câncer de cólon, hipertensão e diabetes.
Quais são os alimentos probióticos
São exemplos de alimentos probióticos:
- Iogurte natural;
- Kefir;
- Kombucha;
- Levedura natural;
- Outros leites fermentados industrializados;
- Chucrute.
Leite fermentado
Os leites fermentados, como o próprio nome já diz, passa por um processo de fermentação das bactérias. O kefir, queridinho do momento, é considerado um leite fermentado. Além de ser fonte desses micro-organismos benéficos para o intestino, ainda é rico em cálcio e proteínas presentes no leite. Confira alguns benefícios:
- Auxilia no combate à obesidade e constipação;
- Melhora a digestão da lactose;
- Ajuda na manutenção dos ossos e dentes pelo cálcio;
- Auxilia na depressão, por ser rico em triptofano;
- Potencial combate ao câncer de mama.
Kombucha
A kombucha, apesar de ser também um produto de fermentação, diferentemente do kefir, tem origem na fermentação do chá preto com açúcar.
Além dos benefícios que já que citamos acima, o grande diferencial da kombucha é para aqueles que sofrem com as articulações. A kombucha possui as glicosaminas, que favorecem a produção do ácido hialurônico. Esse ácido auxilia na manutenção do colágeno dos tendões, cartilagens e ligamentos do nosso corpo.
Diferença de probióticos e prebióticos
Enquanto os probióticos são as bactérias que povoam o intestino, os alimentos prebióticos são aqueles ricos em fibras e servem de alimento para essas bactérias no intestino, aumentando a proliferação delas. São alimentos prebióticos:
- Aveia;
- Cevada;
- Trigo;
- Linhaça;
- Chia;
- Frutas e cascas de frutas;
- Alimentos integrais;
- Vegetais.
Manter o bom funcionamento do intestino é essencial para um corpo saudável, pois, além da absorção de nutrientes, um intestino saudável evita inflamações, alergias, irritabilidade, flatulências e prisão de ventre. Por isso, consuma uma vasta variedade de alimentos probióticos e use as estratégias da nutrição funcional para se ajudar!
Cristina Trovó
Nutricionista