Nutrição Funcional
A Nutrição funcional tem uma abordagem diferenciada, ela pensa no paciente de uma forma integrada. Nele tudo deve estar funcionando bem.
Quais os melhores alimentos para você?
O cliente pode procurar pela consulta com o objetivo de emagrecer, mas neste momento são avaliados outros sinais e sintomas. Como problemas de digestibilidade, gases, intestino preso, sono irregular, dificuldade de concentração, tpm, enxaqueca, acne, entre outros. Não existe uma dieta só para perda de peso, o plano alimentar é elaborado pensando nos melhores alimentos para você e a perda de peso vai sendo tratada junto com os sinais e sintomas diagnosticados. Um superalimento pode ser bom para um indivíduo e não ser bom para outro. Cada pessoa responde diferentemente a um mesmo alimento. Para chegar nestas conclusões, os resultados bioquímicos também são de extrema importância. A nutrição funcional trabalha no sentido de fazer com que todos os órgãos estejam funcionando de forma eficaz. Esta nutrição busca as causas das deficiências nutricionais e os porquês dos sintomas, ela parte do princípio que o indivíduo está interconectado.
A nutrição funcional da especial atenção para as relações do corpo com os alimentos; Ex: o estresse, a ansiedade, e a depressão podem alterar a digestibilidade, assim como a absorção dos nutrientes, gerando várias patologias, como a queda de cabelo, neste caso, suspeita-se de uma menor absorção de zinco. Enfim, ela rastreia os sinais e sintomas de cada individuo e correlaciona com desequilíbrios nutricionais.
As bases da Nutrição funcional são:
1-Individualidade bioquímica,
2-Tratamento voltado ao paciente,
3-Equilíbrio nutricional e biodisponibilidade de nutrientes,
4-Relação entre fatores fisiológicos,
5-Saúde com vitalidade positiva.
A nutrição funcional vai além do emagrecimento. Vamos tratar a causa.
Agende uma consulta!
Quais seus objetivos? Quais seus sintomas?
Vamos juntos definir os melhores alimentos para você.
Cristina Trovó
Nutricionista