Disbiose

Disbiose

Ouvimos com frequência que somos o que comemos, mas hoje existe uma nova abordagem: somos o que conseguimos absorver. De nada adianta termos uma alimentação equilibrada se nosso intestino não estiver capacitado para absorver e aproveitar esses nutrientes.

 A disbiose intestinal é um desiquilíbrio da flora bacteriana intestinal que reduz a capacidade de absorção dos nutrientes causando carência de vitaminas. Este desiquilíbrio é causado pela diminuição do número de bactérias boas do intestino e aumento das bactérias "ruins".

O intestino abriga um superorganismos chamado microbiota intestinal, conhecido por desempenhar papel importante na digestão e absorção.

O intestino possui a capacidade de distinguir quais substâncias são benéficas e quais são nocivas para o organismo e impedir sua absorção, desempenha papel importante nas atividades imunológicas, devido a presença de anticorpos e outras células imunocompetentes.

 Sintomas recorrentes na disbiose intestinal:

 

Náuseas;
Gases;
Queda de cabelo;
Unhas fracas;
Distensão abdominal;
Diarreia;
Prisão de ventre;
Dores de cabeça;
Cansaço;
Candidíase de repetição.

 

Principais causas

 A alimentação pode ser considerada como um dos fatores que mais influencia a disbiose, se for rica em industrializados, corantes , conservantes podem alterar a microbiota.

·         Alimentação pobre em fibras e rica em açúcares refinados

·         Uso de antibióticos, consumo excessivo de álcool e uso de laxantes.

Tratamento

É importante o acompanhamento de nutricionista que irá trabalhar o reestabelecimento da microbiota através de uma mudança de hábitos e consumo de alimentos ricos em fibras e uso de probióticos que estimulam o crescimento das bactérias boas do intestino, melhorando a absorção de nutrientes e vitaminas.

Ariela Issa

 

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design