Hipertensão

Hipertensão

Hipertensão

 

Hipertensão

Hipertensão arterial pode ser definida como uma doença multifatorial, que ocorre quando a pressão arterial estabelece níveis acima de 14/9 mmHg. A causa da elevação da pressão está diretamente relacionada à contração dos vasos sanguíneos. Imagine que os vasos sanguíneos são canos, quanto maior o estreitamento e a contração, maior a pressão do sangue. Estima-se que, no Brasil, mais de 30 milhões de brasileiros, hoje, sofrem da doença, o que vêm preocupando bastante os especialistas.  

 

Hipertensão - Fatores de risco

A hipertensão apresenta alguns fatores que são associados ao aparecimento da doença. O cigarro é um dos contribuintes para a pressão elevada. Outros fatores como a obesidade e os níveis de triglicérides/colesterol altos também influenciam, uma vez que a gordura se acumula nos vasos sanguíneos, dificultando a passagem do sangue e aumentando sua pressão. Além disso, é bem estabelecido pela ciência que o consumo de sal, o estresse e o sedentarismo também predispõem o organismo para a doença.

 

A diabetes é outra doença que costuma estar presente quando se tem hipertensão. Isso ocorre porque a pressão elevada danifica os receptores de insulina nas células, dificultando a entrada de glicose para a formação de energia. Assim, a diabetes aparece em muitos pacientes com hipertensão. 

 

Hipertensão - Prevenção

Para evitar a hipertensão, siga alguns passos fundamentais:

  • Pratique atividade física pelo menos três vezes na semana.
  • Evite o consumo de álcool e abandone o tabaco.
  • Evite alimentos ricos em sódio.
  • Mantenha o peso ideal, previna o sobrepeso.
  • Meça a pressão regularmente.

Hipertensão - Alimentação

A alimentação é fator primordial para aqueles que desejam prevenir a hipertensão.

Para os que já convivem com ela, muitas restrições são aplicadas quanto ao

Sódio na alimentação. A fim de evitar as restrições, seguem algumas dicas

de como preveni-la:

  • Evite o sal de adição. Retire o saleiro da mesa, assim será menos

Provável adicioná-lo à comida durante a refeição.

  • Substitua o sal comum por temperos naturais como louro, manjericão, alecrim, cebola e alho ou sal de ervas.
  • Evite produtos ricos em sódio como os embutidos (presunto, mortadela, salame, copa), enlatados, carnes processadas (bacon, linguiça, paio), fast food, temperos industrializados (caldos de carne, galinha, sopas e molhos de pacote), ketchup, mostarda, maionese além dos molhos prontos para saladas.
  • Evite o consumo de frituras, prefira sempre alimentos assados e naturais.
  • Evite o consumo de alimentos ricos em carboidratos simples como doces, compotas, chocolates, refrigerantes.
  • Consuma oleagionosas ricas em gorduras monoinsaturadas, magnésio, cálcio e potássio como nozes, castanhas, amêndoas, amendoim.
  • Consuma pelo menos três porções de frutas, ao dia, que contenham radicais livres e que contribuam positivamente para saúde dos vasos sanguíneos.

 

Hipertensão – Por que preveni-la

Como vimos, a hipertensão raramente vem de forma isolada. Com ela é comum observarmos outras doenças como diabetes e obesidade no mesmo paciente. Alertamos para a importância da prevenção, uma vez que se trata de uma doença crônica (doença que pode ser controlada, mas não curada).  Por isso, se você possui histórico na família ou picos pressóricos, consulte seu médico e seu nutricionista, fique atento! 

 

Cristina Trovó

Nutricionista

 

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design