Kefir de água e de leite
Kefir
O Kefir é uma bebida originada do processo de fermentação do leite, podendo ser tanto o de vaca, como o de cabras e de ovelhas, entre outros animais. As variações do tipo de leite irão ocasionar diferenças nas propriedades nutricionais desse alimento. Cultivado em casa, é tradicionalmente passado de pessoa a pessoa e exige bastante cuidado para obtê-lo.
Kefir – Processo de fermentação
A fermentação do leite que origina o Kefir é dada por bactérias benéficas ao nosso organismo, os chamados probióticos. Essas bactérias se alimentam da lactose - um tipo de açúcar do leite, transformando a em ácido lático. O Kefir de leite pode ser uma opção para os intolerantes a lactose, mas ele contém caseína, portanto não deve ser utilizado pelos alérgicos a proteína do leite. Para os alérgicos e veganos a opção é o Kefir de água.
Os benefícios do Kefir
Como dissemos acima, o Kefir é rico em bactérias benéficas ao nosso organismo as quais chamamos de parabióticos. Além disso, por ser originado do leite, o Kefir também traz outros benefícios como:
- Combate à constipação e obesidade
As bactérias presentes no Kefir são importantes uma vez que participam do bom funcionamento do intestino, regulando a flora, aumentando a imunidade e combatendo doenças inflamatórias. Vale a pena lembrar que, em indivíduos obesos, a flora intestinal está extremamente alterada, dessa forma, com o uso do Kefir, cuja flora intestinal é regulada, pode-se ter uma melhora no peso corporal. O combate à obesidade também está associado ao maior controle do hormônio insulina, uma vez que o Kefir reduz a absorção da glicose e, assim, o acúmulo de gordura do corpo.
- Melhora a digestão da lactose
Tais bactérias também produzem a lactase, responsável pela digestão da lactose, o açúcar do leite, auxiliando, assim, a digestão do mesmo para pessoas com essa dificuldade.
- Melhora a saúde dos ossos
É um alimento rico em cálcio, mineral responsável pela saúde dos nossos ossos e dentes, prevenindo, a longo prazo, doenças como osteoporose. O cálcio também está presente durante a contração muscular, fazendo-se essencial durante a prática de atividade física.
- Ajuda no controle da fome
Auxilia na saciedade pelo alto teor de proteínas e ainda possui poucas calorias, assim se tornando um grande aliado em lanches intermediários. Estima-se que em 100 gramas tenha menos de 40 calorias em sua composição.
- Auxilia na depressão
Pode ser uma boa opção para aqueles que enfrentam quadros de depressão, uma vez que é rico em triptofano, o precursor de um neurotransmissor chamado serotonina, responsável pela sensação de prazer e bem-estar.
- Combate ao câncer
Também vem sendo discutida a possibilidade do Kefir combater o câncer de mama em mulheres. Um promissor estudo sobre o Kefir, realizado no Canadá, identificou a diminuição de células cancerígenas com a ingestão desse alimento. No entanto, mais estudos devem ser realizados para comprovar essa tese.
Como fazer e como consumir o Kefir
Uma vez conseguido o grão de Kefir com alguém que o cultiva, adicione cerca de 500ml do leite de sua preferência em temperatura ambiente ao recipiente com os grãos e espere a fermentação por, pelo menos, 12 horas. Após esse período, leve à geladeira e espere mais 24 horas para que se finalize a fermentação. Está pronto, é só coar e adicionar o Kefir em sua rotina alimentar.
Você pode consumi-lo com frutas, em forma de sorvetes, sobremesas, molhos para saladas e patês temperados.
Para aqueles que não possuem prática, o Kefir é facilmente cultivado uma vez que a rotina é estabelecida, e o melhor, sem segredos! Fiquem atentos que, em breve, serão postadas novas receitas com esse alimento. Qualquer dúvida é só entrar em contato comigo!
Cristina Trovó
Nutricionista