Diabetes
Diabetes: 5 mitos sobre alimentação
A diabetes é uma doença crônica que acomete mais de 7 milhões de pessoas segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes. Decorrente da deficiência de insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas e que é responsável pela entrada da glicose nas células, sua causa pode ser de fatores genéticos – Diabetes tipo 1 – ou multifatorial, causada por sedentarismo, má alimentação, obesidade, entre outros.
Sempre que pensamos em diabetes pensamos também em como a alimentação será restrita após o diagnóstico. É verdade que indivíduos diabéticos precisam sim de um cuidado centrado na alimentação, mas alguns pontos, embora tenham que ser evitados, envolvem mitos se encarados de forma geral. Conheça-os:
- Pessoas com diabetes não podem comer doces: pessoas com diabetes podem comer doces, quando o quadro está controlado. Aconselhamos que diabéticos consumam doces apenas em pequenas quantidades, em situações especiais e desde que seu quadro esteja controlado. De forma geral, a recomendação de evitar doces acabou se tomando a fama de "proibido" uma vez que o controle da doença exige disciplina.
- Frutas são saudáveis e diabéticos podem comer em qualquer quantidade: a verdade é que as frutas são sim saudáveis, mas a quantidade e o tipo de fruta podem influenciar na glicemia do paciente pela quantidade de carboidratos. Dessa forma, é sempre importante seguir o plano alimentar de acordo com as quantidades e realizar a contagem de carboidratos quando se aplicar.
- Diabéticos não podem comer pães, massas batatas etc: não é verdade! Pela quantidade de carboidratos, as quantidades devem sim ser controladas e deve-se dar preferência para os alimentos integrais. No entanto, eles não são proibidos. Quanto às quantidades, vai depender de quão controlada a diabetes está, quanto maior a glicemia, menor as quantidades de carboidratos que deverão ser consumida pelo portador da doença.
- Diabéticos devem ter uma alimentação diferenciada das pessoas sem diabetes: tanto pessoas com ou sem diabetes devem ter uma alimentação saudável, com quantidades adequadas de carboidratos, proteínas, gorduras, rica em fibras, frutas, verduras e legumes. A grande diferença é que, quando diabético, alguns pontos devem ser levados em consideração como a quantidade de carboidratos de acordo com a glicemia atual. Mas de forma geral, o prato do diabético deve ser o mesmo de uma pessoa sem diabetes.
- Pessoas com diabetes só podem consumir alimentos diet: como falado anteriormente, os alimentos consumidos por pessoas com diabetes são os mesmos das pessoas que não possuem a doença. O que vai diferenciar são as quantidades de carboidratos dependendo de quão controlada está a doença. Alimentos tipo diet além de mais caros, não apresentam nenhum benefício extra e ainda podem conter uma maior quantidade de gorduras na composição.
Depois de falar um pouco sobre alguns mitos em relação à alimentação, é bom ressaltar a importância da equipe multidisciplinar na terapia da doença. Nutricionistas, médicos, psicólogos e outros profissionais juntos são necessários para auxiliar diabéticos no controle da doença e de uma vida mais saudável.
Cristina Trovó
Nutricionista