Esteatose Hepática

Esteatose Hepática

Esteatose hepatica ou fígado gorduroso é caracterizada, basicamente, pelo acúmulo de lipídeos nas células do fígado, os hepatócitos. Sua causa determina dois tipos principais de esteatose:
Esteatose hepática de origem alcoólica: o fígado é responsável pela metabolização do álcool e, quando exposto a grandes quantidades dessa substância, é submetido a um desequilibrio em um ciclo bioquímico chamado Ciclo de Krebs, que aumenta a armazenagem de gordura nas células desse órgão. Risco para á saúde: quando não tratada, a ingestão prolongada de álcool em grandes quantidades pode gerar destruição das células do fígado, posteriormente a cirrose hepática e, em último caso, a necessidade de transplante. 
Esteatose de origem não alcoólica (NASH): pode ser causada pela síndrome metabólica, que é a combinação do alto nível de gordura no sangue pelo consumo excessivo de alimentos gordurosos, a presença de diabetes mellitus tipo 2, principalmente quando não controlada, e pela obesidade.   
Esse tipo de esteatose também pode ser causada também por toxinas que agridem o fígado ou por hepatites virais. 
Quando não tratadas, as esteatoses causam a retenção hidrica (aumento da absorção de liquidos no abdomên), coloração amarelada da pele e dos olhos, inchaço do fígado e destruição das suas células. 
Posteriormente, podem lvar a cirrose hepática e, em último caso, á necessidade de transplante de órgãos.
O tratamento nutricional e prevenção consiste na incorporação de: 
.Fibras para diminuir a absorção de gorduras da alimentação e diminuir a velocidade de absorção (índice glicêmico) dos carboidratos.
.Alimentos de menor índice glicêmico como frutas e verduras para também diminuir a produção de triglicerídeos. 
.Gorduras boas que são as mono e poli-insaturadas presentes em castanhas, nozes, linhaça  e quinoa que, juntamente com o ômega 3 presente na sardinha, por exemplo, vai ajudar a abaixar os níveis de gordura ruim. A suplementaçãode ômega 3 deve sempre ser feita por um nutricionista.
. Prática de exercícios físicos para diminuir o risco ou controlar a obesidade e a diabetes.
. Consulta de um profissional especializado para exames e orientações de acordo com as necessidades individuais.


Cristina Trovó
Nutricionista

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design