Consumo de bebidas alcoólicas

Consumo de bebidas alcoólicas

Pesquisas recentes mostram dados de aumento do consumo de bebida alcoólica por parte da população, especialmente entre as mulheres. Na prática diária, há algum tempo observa-se esta mudança no comportamento das pessoas. Alguns ingerem bebida alcoólica frequentemente após o dia de trabalho exaustivo, outros a ingerem na hora do lazer. Dentro dessa realidade surgem perguntas como:


Qual bebida engorda menos?
Cerveja dá barriga?
Posso ficar sem comer para beber e não engordar?
 
No inverno, é esperado um aumento ainda maior no consumo de bebida alcoólica e, em geral, ela vem acompanhada de petiscos o que  também não é uma conduta benéfica para a saúde. 
A bebida alcoólica inicialmente causa bem estar, mas depois intoxica e fornece muitas calorias, cada g de álcool fornece 7 calorias,  perdendo apenas para a gordura,  que fornece 9 cal/g.
Ao contrário do que muitos pensam, o álcool não hidrata e, ao contrário,  desidrata.
A ingestão frequente pode levar à gastrite, esofagite, obesidade, a doenças hepáticas, perda de memória, entre outras patologias. Ele diminui a glicose na corrente sanguínea e aumenta o apetite; sobrecarrega o funcionamento hepático e leva a pessoa à fadiga. Para quem pratica exercício é totalmente contra indicado.
A bebida alcoólica para ser metabolizada, utiliza muitos nutrientes antioxidantes e, assim sendo, contribui positivamente para o envelhecimento precoce. Ela rouba nutrientes do corpo.
Bebidas como o vinho possuem polifenóis antioxidantes, que diminuem os riscos de doenças cardíacas, porém isso só é válido quando consumido com moderação. O problema é a evolução do consumo, o VÍCIO!
E respondendo às perguntas do dia a dia ...

Engorda menos aquela que se bebe menos e para isto a dica é :

Beba água antes da bebida alcoólica, intercale o consumo com água, assim você toma menos álcool e se mantém hidratado. Nunca tome bebida alcoólica sem se alimentar, faça uma refeição antes.
E lembre – se, o álcool possui alto índice glicêmico, portanto favorece a deposição de gordura abdominal, ou seja, dá barriga quando é consumido em excesso.
Siga as dicas e faça um brinde à sua saúde!

Cristina Trovó-Nutricionista
 
UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design