Colesterol: saiba o que é e como controlá-lo

Colesterol: saiba o que é e como controlá-lo

 

Colesterol: O que é

    Todo mundo já ouviu dizer que alguém "tem" colesterol, não é verdade?! Primeiro, é importante dizer que todos temos colesterol.

    O colesterol é um dos diferentes tipos de gordura que encontramos nas nossas células, no nosso sangue e, também, nos alimentos que ingerimos.         Taxado de vilão, o colesterol é essencial para o nosso organismo, uma vez que participa da formação dos hormônios, das membranas das nossas células e de outras funções vitais.

    Então, por que associamos sempre o colesterol como algo negativo?

    O colesterol pode se tornar um problema quando suas quantidades estão acima do normal no nosso sangue. Se você possui concentrações adequadas de colesterol e mantém hábitos de vida saudáveis não tem que se preocupar, ele  é amigo.

 

Colesterol alto

    O colesterol alto ou hipercolesterolemia pode ser por diversos fatores, mas vale lembrar que a produção do colesterol pode ser endógena (produzida pelo próprio corpo), ou exógena (através da ingestão dos alimentos). Assim, fatores genéticos contribuem para o colesterol alto.

    Além disso, falta de atividade física, sedentarismo e alimentação desequilibrada são outros fatores que levam ao colesterol alto.

 

    Alimentos que contribuem para o colesterol alto são:

  • Os ricos em gorduras saturadas: óleo de coco, barriga de porco, carne vermelha, leite e derivados, queijos e outros alimentos de origem animal.
  • Os ricos em gorduras trans, resentes em produtos industrializados como bolachas recheadas, biscoitos, fast food, margarina, etc.
  • Os alimentos refinados como os açucarados e ricos em farinha branca.

 

      A maior consequência de grandes quantidades de colesterol no sangue é que ele, ao ser transportado pelos vasos sanguíneos, pode tanto danificar as paredes dos vasos, como causar inflamações no tecido adiposo e também obstruir esses vasos.

 

Leia também: Obesidade

 

      Isso tudo está associado a um alto risco cardiovascular e doenças do coração como hipertensão, infarto, entre outros. O colesterol alto pode, ainda, contribuir para a diabetes e para a obesidade. 

 

Como manter o colesterol em níveis adequados

      Algumas atitudes podem ser tomadas para manter seu colesterol em níveis adequados como:

  • Fazer exercícios regulares;
  • Ter um alto consumo de frutas, verduras e legumes;
  • Consumir as outras gorduras que ajudam a controlar o colesterol (monoinsaturadas e poli-insaturadas): amêndoas, azeite de oliva extra virgem, abacate, nozes, peixes como atum, salmão, bacalhau;
  • Diminuir a quantidade de produtos industrializados com alto teor de sódio, gordura e açúcar;
  • Dar preferência para alimentos naturais e orgânicos;
  • Comer fibras como chia, linhaça, aveia;
  • Fazer exames regularmente para avaliar seus níveis.

 

       Assim, se constatar que seus índices de colesterol estão altos, é essencial ter um acompanhamento da alimentação e dos hábitos de vida, antes que se tornem problemas para o coração. E, se já tem algum problema cardiovascular, a atenção deve ser dobrada, com acompanhamentos periódicos e uma alimentação individualizada.

       Você sabe como anda seu índice de colesterol?

Cristina Trovó
Nutricionista

 

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