Dieta plant-based e vegetariana: você sabe a diferença?
O que é dieta plant-based
Ganhando cada vez mais adeptos, a dieta plant-based valoriza o consumo dos alimentos de origem vegetal, sendo baseada em frutas, verduras, legumes e grãos integrais.
Ela também exclui os alimentos refinados e industrializados como ricos em gorduras, farinhas e açúcares. Ainda orienta a exclusão dos alimentos de origem animal como carnes, ovos, leite e produtos derivados do leite.
Quais os benefícios da plant-based?
Não é de hoje que sabemos que uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes são benéficas para o nosso corpo. Isso porque ela possui uma grande quantidade de nutrientes, agentes antioxidantes que evita o envelhecimento celular e o aparecimento de doenças como câncer e demência.
Além disso, seus principais benefícios estão relacionados à exclusão dos alimentos industrializados e refinados, uma vez que o grande consumo desses alimentos pode levar ao aumento do colesterol, doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes.
Inclusive, há um estudo em que indivíduos com esta dieta plant-based tiveram 34% menos chance de desenvolverem diabetes.
Plant-based emagrece?
A plant-based pode levar os pacientes à perda de peso sim, mas não é esse seu objetivo principal. Isso ocorre porque, pela filosofia da dieta, ela exclui alimentos ultraprocessados, ricos em açúcares e gorduras. Assim, o que sobra são alimentos naturais, ricos em nutrientes e poucas calorias, levando à perda de peso e evitando a obesidade.
Contudo, ela não deve ser encarada como estratégia nutricional para emagrecimento, uma vez que requer uma grande adaptação no estilo de vida e hábitos alimentares. Por isso, a reeducação alimentar é sempre a mais indicada para este objetivo.
A diferença da dieta vegetariana
A grande diferença da dieta plant-based para a vegetariana é que a plant-based orienta a redução e até mesmo a exclusão de alimentos de origem animal, porém isso não é uma obrigatoriedade. Já na dieta vegetariana, a exclusão de carnes é obrigatória.
Os vegetarianos, ainda que geralmente tenham maior consumo de vegetais, podem consumir grande quantidade de alimentos industrializados e refinados se quiserem, diferente dos adeptos da plant-based.
Plant-based e deficiência de nutrientes
Quando bem orientada, a dieta plant-based pode ser aderida por todos os indivíduos.
É possível ter uma alimentação saudável apenas com produtos de origem animal, contudo, é essencial ter a orientação de um profissional nutricionista para evitar deficiência de nutrientes.
Por exemplo, é necessária a inclusão de proteínas vegetais, que são leguminosas como feijão, grão de bico, lentilha em quantidades adequadas para garantir a necessidade proteica diária.
Cristina Trovó
Nutricionista