Termogênicos: o que são, qual a função e como usar

 Termogênicos: o que são, qual a função e como usar

 

 

     Você provavelmente já ouviu falar sobre alimentos termogênicos. Mas, afinal, o que faz com que um alimento possua essa propriedade? Quais a funções que ele passa a ter e como devemos usá-lo? Confira, no artigo que segue, tudo o que precisa saber sobre o tema.

Alimentos termogênicos: definição

     Termogênese é o conceito relacionado ao aumento de calor dentro do corpo. Os alimentos termogênicos são aqueles que possuem a capacidade de aumentar o gasto de calorias e, assim, aumentar a perda de peso.

      Em resumo, gasta-se mais calorias para digerir o alimento do que se adquire com a absorção dele.

     São exemplos de alimentos termogênicos:

  • pimentas;
  • canela;
  • café;
  • chá de hibisco;
  • chá verde;
  • chá de gengibre;
  • guaraná;
  • mostarda;

 

Qual a função dos termogênicos

     Os termogênicos têm a função de aumentar a queima de calorias a partir da digestão do alimento. Além disso, muitos deles ainda possuem capacidades antioxidantes, combatem os radicais livres eliminando o excesso de líquidos e, também, contribuem para o emagrecimento.

     Além disso, melhoram a resposta ao hormônio insulina e a capacidade de geração de energia, favorecendo a performance dos praticantes de exercícios físicos.

     Também são utilizados por aqueles que buscam concentração ou aumento de foco e produtividade durante o trabalho e atividades diárias.

 

Mas afinal, os termogênicos emagrecem mesmo?

     Na prática, os termogênicos sozinhos não são responsáveis pela perda de peso das pessoas, uma vez que seu gasto calórico é pouco expressivo. Isso pode decepcionar muitas pessoas que compram os suplementos em busca do emagrecimento.

    O emagrecimento só ocorrerá, se o suplemento for aliado a uma boa alimentação, a hábitos saudáveis e à realização de exercícios físicos.

Que cuidados devemos ter com os termogênicos

     Muitos alimentos e suplementos termogênicos possuem cafeína na sua composição, podendo gerar taquicardia, insônia, pressão alta, gastrite, tremores e outros distúrbios do sono.

     Além disso, devemos ter muita cautela antes de iniciar a suplementação sem supervisão médica ou de um nutricionista. Isso porque, quando consumidos em altas doses, podem levar a lesões no fígado e nos rins, colocando a vida em risco.

     Por isso, não acredite em fórmulas milagrosas que prometem, por meio de chás ou cápsulas emagrecedoras, o emagrecimento rápido. Nunca compre suplementos que não possuam autorização da Anvisa ou de forma clandestina pela internet.

     Consulte um profissional nutricionista para que você tenha acesso aos seus benefícios para emagrecer, com qualidade de vida e segurança. Não coloque sua vida em risco.

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design