Festas e gastrite

Festas e gastrite

Como lidar com a gastrite nas festas de final de ano

 

Gastrite

Desconforto estomacal, refluxo, azia e queimação no estômago são alguns dos sintomas que milhões de brasileiros sofrem atualmente. A gastrite nada mais é que a inflamação da parede estomacal. Essa inflamação pode ser causada por diversos fatores como agressão pelo uso contínuo de medicamentos, abuso de bebidas alcoólicas ou também devido a bactéria Helicobacter pylori que causa tal inflamação.

 

Gastrite e alimentação

Além do tratamento medicamentoso, a gastrite também demanda diversas adaptações na dieta do paciente, uma vez que os alimentos podem influenciar na quantidade das enzimas gástricas. Assim, darei dicas de alimentação para aqueles que sofrem da doença mas querem passar o final de ano de forma tranquila

 

Festas de final de ano com gastrite

Vale a pena lembrar da importância das festas de final de ano para as famílias brasileiras. Como nutricionista, valorizo a integração familiar em volta do consumo alimentar. Os alimentos exercem um papel importantíssimo no conforto dos indivíduos e assim, não é porque alguém tem gastrite que deve se privar desse momento tão especial. O que deve-se ter é cautela e escolhas mais específicas.

 

O que devo evitar nas festas de final de ano?

  1. Evitar bebidas alcoólicas
  2. Se for consumir frango ou peru assado, não consumir a pele
  3. Evitar alimentos doces concentrados como as rabanadas
  4. Evitar bebidas gaseificadas como refrigerantes
  5. Evitar todos os tipos de frituras e preparações gordurosas como a farofa pelo toucinho e pela grande quantidade de manteiga
  6. Evitar o café e o chocolate ou preparações com chocolate como mousse
  7. Sobremesas de limão, abacaxi e outras frutas cítricas

E o que eu posso consumir?

Importante dizer que não é legal restringir. Acima dei dicas do que evitar para não desencadear os sintomas da gastrite. Se estiver com vontade, prove mas tente ao menos seguir as orientações para não “atacar a gastrite”. Por outro lado, temos exemplos do que pode ser consumido nas festas:

  1. Preparações de bacalhau
  2. Peru, frango ou lombo assado sem a pele
  3. As frutas secas ou cristalizadas
  4. Arroz natalino
  5. Verduras e legumes cozidos

Também é indicado que quem tem a gastrite crônica não passe longos períodos de tempo sem se alimentar. Por isso, é indicado realizar refeições em até 4 horas de intervalo mas lembre-se que as quantidades são moderadas!

Durante o ano inteiro a alimentação deve ser balanceada não só no final de ano. O equilíbrio e as estratégias nutricionais são importantes no controle da gastrite.

Cristina Trovó

Nutricionista

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design