Como prevenir a Diabetes
A diabetes mellitus é uma doença metabólica já bem conhecida pela medicina, que apresenta um quadro de hiperglicemia (aumento significativo dos níveis de glicose do sangue), promovendo, consequentemente, complicações e danos a diversos órgãos.
A causa da diabetes está geralmente interligada a um hormônio chamado insulina. Esse hormônio é o responsável pela regulação dos níveis sanguíneos de glicose. Quando essa regulação está comprometida, o indivíduo pode vir a desenvolver a doença.
É classificada, de forma geral, de acordo com sua causalidade. A diabetes tipo 1é uma doença autoimune em que há destruição das células beta do pâncreas produtoras da insulina. A diabetes tipo 2 pode ser causada por fatores genéticos, doenças pancreáticas, infecções, uso de drogas ou aditivos químicos que levam á diminuição da produção desse hormônio ou á resistência á insulina.
Acredita-se que 22 milhões de pessoas vivem com a diabetes no Brasil e a tendência não é positiva, e estima-se que, em 2025, cerca de 380 milhões de pessoas no mundo irão desenvolver a doença.
Quando não tratada de maneira correta, a diabetes pode acarretar sérias consequências para o indivíduo como cegueira, coma, amputação de membros, aterosclerose, danosá retina, hipertensão, trombose e complicações renais.
Com tantos riscos sérios á saúde, o melhor é prevenir, não é mesmo? A boa notícia é que a diabetes tipo 2 geralmente, e é possivel ajuda nessa jornada. A chave para a prevenção consiste em um princípio básico: ter um estilo de vida saudável, incluindo a prática regular de exercícios físicos e uma dieta balanceada para combater os fatores de risco que desenvolvem a doençca como a besidade, ingestão de açúcar e gordura em excesso, o sedentarismo, a história familiar e herança genética, o estresse e alcoolismo.
Agora mais importante é saber sobre os alimentos que podem te auxiliar na prevenção e se tornarem aliados no seu dia-a-dia:
Grãos Integrais: Fontes de fibras, que diminuem a absorção de glicose e ajudam no controle da glicemia evitando a hiperglicemia. Quando usados como substituição da farinha branca podem evitar o ganho de peso e a redução de medidas.
Batata Yacon: Se usada para substituir a batata comum, ajuda pela diminuição da glicemia, evitando níveis altos de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir a captação da glicose para os tecidos, e a combater a obesidade, propiciando a perda de peso.
Canela: atua no controle da glicemia pelo aumento da sensibilidade á insulina. Ajuda também no controle do colesterol, LDL, triglicérides, além de ter função termogênica que contribui para a perda de peso.
Farinha de Banana Verde: A banana verde contém menos calorias e mais fibras em relação a madura, por isso ajuda no controle do peso e no trânsito intestinal. Além disso, contém uma fibra dietética diferenciada, o chamado amido resistente, que atua também no controle da glicemia e na prevenção da diabetes.
Legumes e Verduras Crus: Quando não cozidos, contém uma grande quantidade de fibras que auxiliam na digestão, no controle da glicose do sangue, na prevenção do cancêr de intestino, no antienvelhecimento das células, no auxílio da função imunológica, entre outros.
Cristina Trovó
Nutricionista