Suco natural, polpa, néctar e refresco: saiba a diferença

Suco natural, polpa, néctar e refresco: saiba a diferença

 

 

     Engana-se quem pensa que todos os sucos à base de frutas trazem o mesmo benefício. Muitas vezes, nos deixamos levar, pensando que só por terem esse nome, os sucos são melhores para nossa saúde. Confira, no artigo a seguir, a diferença entre o suco natural, o industrializado, o de néctar, o de polpa e o refresco.

 

A diferença entre eles

     Como já foi explicado, os sucos não são todos iguais. Com a ascensão do processo de industrialização, os sucos de supermercado, embora venham ganhando adeptos pela sua praticidade durante o dia a dia, apresentam várias diferenças em relação ao suco natural. Veja:

 

- Suco natural: é aquele que é feito por meio da fruta in natura, ou seja, da extração do suco da fruta. É uma ótima opção para os dias de calor e para aumentar o consumo de frutas durante o dia. Em geral, eles são ricos em vitaminas, minerais e propriedades antioxidantes, que combatem o envelhecimento celular, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares, cânceres e diabetes.

 

- Suco de polpa congelada: um pouco menos conhecido do que os sucos industrializados de néctar, ficam congelados nas geladeiras dos supermercados. Apesar de não serem sucos naturais feitos na hora, quando são produzidos e armazenados de forma correta, conservam as propriedades nutricionais das frutas.  Assim, eles são uma boa opção para aquelas pessoas que possuem uma rotina corrida, mas querem manter a saúde do corpo, pois são ricos em vitaminas e minerais e, ainda, não possuem a quantidade de aditivos químicos do industrializado. 

 

- Suco industrializado néctar: são aqueles de caixinha que encontramos no supermercado e, com certeza, facilitam a vida de muitas pessoas. Eles possuem, sim, uma quantidade de frutas na composição. No entanto, o que não explicam ao vender, é que, em sua maioria, possuem altas quantidades de açúcares, sódio, corantes, aromatizantes e outros aditivos químicos. 

 

- Refresco: é o resultado da diluição do suco da fruta em água, restando apenas 10% do suco propriamente dito. Ele também pode conter adição de açúcar e aditivos químicos e, por isso, é importante checar o rótulo para ver quais são os ingredientes da mistura.

 

Afinal, qual é o mais indicado?

     O mais indicado é sempre priorizar o consumo de sucos naturais feitos na hora, assim você preserva os nutrientes da fruta e consome logo após o preparo. Uma dica é preparar a polpa da fruta e congelar, para sempre ter o suco à mão, aumentando a praticidade.

 

     Se tiver uma rotina muito corrida, as polpas de frutas do supermercado ainda podem ser uma opção, desde que se verifique que no rótulo apenas tenha, como ingrediente, a polpa de fruta em si.

 

     Sucos industrializados, refrescos e sucos em pó devem ser evitados.  

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design