Alimentos vs câncer
Câncer e alimentação
Câncer
Segundo o INCA, chamamos de Câncer doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células do corpo humano. Dessa forma, essas células podem invadir outros tecidos e órgãos, além de poderem afetar outras partes do corpo, o que chamamos de metástase.
Pelo seu crescimento desordenado, elas acabam formando tumores que nada mais são do que o acúmulo dessas células cancerosas. A diferença de uma neoplasia maligna para um tumor benigno é que o segundo se assemelha ao seu tecido original e seu crescimento é mais devagar.
Câncer e alimentação
Também segundo o INCA, a alimentação é apontada como segunda causa de cânceres que poderiam ser prevenidos. Acredita-se que são responsáveis por 35% das mortes por câncer no Brasil, 15% a mais que em países desenvolvidos.
A relação entre os alimentos e a doença vem também da metabolização de substâncias químicas que geram o estresse oxidativo nas células. Esse processo libera radicais livres que são nocivas para células, enquanto o corpo tenta neutralizá-las. Os radicais livres por sua vez, quando não são neutralizados, podem promover modificações no material genético das células e favorecer o aparecimento do câncer.
Alimentos que favorecem o aparecimento de câncer
De forma geral, alimentos industrializados são um dos principais causadores de câncer dentre os alimentos. Isso se dá pelo processo de sua modificação, adição de açúcares, corantes artificiais, conservantes e outros aditivos químicos.
As carnes, principalmente a vermelha, embutidas e defumadas vêm sendo intimamente ligadas ao câncer de cólon, de reto, de pâncreas e de próstata. Ainda, durante o cozimento, são liberadas substâncias chamadas aminas heterocíclicas ou compostos nitrogenados, que induzem mutações celulares causadoras do câncer. Quanto mais bem passada a carne, mais substâncias são liberadas.
Vale a pena lembrar também que bebidas alcóolicas, bebidas quentes e alimentos ricos em gorduras também influenciam no aparecimento da doença.
Alimentos combatem o câncer
Os grandes combatentes do câncer são as frutas, legumes e verduras, sobretudo. De forma geral, esses alimentos liberam substâncias antioxidantes, ou seja, liberam substâncias que irão combater os radicais livres. Essa capacidade vem basicamente das vitaminas e minerais desses alimentos. Dessa forma, os radicais livres são neutralizados e as células não danificadas.
Além disso, esses alimentos possuem uma grande quantidade de fibras, que assim como a chia, aveia, grãos integrais, linhaça, entre outros, auxiliam no bom funcionamento do intestino evitando o aparecimento do câncer nesse órgão.
Como podemos ver, uma dieta balanceada, com o número de porções adequadas de cada grupo alimentar durante o dia, é a chave para prevenir o câncer. Atualmente, as carnes e os produtos industrializados (ricos em aditivos químicos) estão cada vez mais presentes na mesa dos brasileiros. É necessário mudança nos hábitos, com comida de verdade e com um prato diversificado conseguiremos diminuir a incidência da doença no Brasil.
Cristina Trovó
Nutricionista