Como ler rótulos dos alimentos?

Como ler rótulos dos alimentos?

 

Rótulos

    Segundo a Anvisa, os rótulos servem para comunicar as informações de produtos a consumidores. As informações que devem conter nele incluem: origem, prazo de validade, conteúdo líquido, lista de ingredientes e lote.

 

Qual a importância dos rótulos?

    Os rótulos são importantes uma vez que o consumidor tem o direito de ser informado sobre as características, procedência e conteúdo daquele determinado alimento.

    Os rótulos inseridos em alimentos industrializados adquirem maior importância uma vez que, na maioria, trata-se de produto ultraprocessado com grandes quantidades de açúcar, gordura e sódio, ingredientes que podem contribuir para diversas doenças como diabetes, hipertensão e obesidade.

 

Componentes dos rótulos

 

    Ingredientes: os ingredientes são listados em ordem decrescente de quantidade. Exemplo: Açúcar, Cacau em Pó, Maltodextrina, Minerais. Nesse caso, o açúcar do alimento vem em primeiro lugar, sendo encontrado em maior quantidade do que, até mesmo, o cacau. Assim sendo, o ingrediente em maior quantidade é o açúcar, seguido por cacau em pó, maltodextrina (um tipo de carboidrato) e minerais.

    Porção: quantidade média em gramas ou ml que serve a uma pessoa.

Exemplo: 30g

    Medida caseira: acompanha a porção e indica uma referência de quanto a porção equivale na medida caseira.

Exemplo: uma colher de sopa, xícara de chá, fatia, copos, etc.

     %VD: representa a porcentagem equivalente do valor diário de calorias de um indivíduo adulto (2000kcal/dia).

    Cada grupo alimentar apresenta um valor diferente para se calcular um valor diário.

  • Carboidratos: 300g/dia
  • Proteínas: 75g/dia
  • Gorduras totais: 55g/dia
  • Gorduras saturadas: 22g/dia
  • Sódio: 2400mg/dia
  • Gorduras trans: não possui valor diário pela sua não indicação de ingestão

 

    Carboidratos: grupo alimentar que fornece energia para o nosso corpo.

    Proteínas: responsável pela construção e manutenção dos órgãos, tecidos e células do corpo.

    Gorduras totais: soma das gorduras de origem vegetal e animal. Responsável pela formação da camada protetora das células e produção de hormônios.

    Gorduras saturadas: gorduras de origem animal. Seu consumo deve ser monitorado uma vez que predispõe a doenças do coração.

    Gorduras trans: encontrada apenas em produtos industrializados, seu consumo é desencorajado pela associação com doenças cardiovasculares

    Fibras: encontradas principalmente em produtos integrais, auxiliam no trânsito intestinal.

    Sódio: encontrado no sal de cozinha e nos produtos industrializados por conservar os alimentos. Seu consumo deve ser monitorado uma vez que também contribui para o aparecimento de doenças do coração.

 

Como ler os rótulos?

    Para ler os rótulos é muito importante, em primeiro lugar, atentar-se para a lista de ingredientes.

    Se um alimento diz ser integral, o primeiro ingrediente deve ser farinha de trigo integral e não farinha de trigo branca.

    Vemos muitos alimentos que se identificam integrais ou ricos em fibras, mas seu primeiro alimento não é integral.

    Em segundo lugar, a porção indicada no rótulo. Se é 30g, conclua que o consumo médio do alimento é uma colher de sopa média. Reflita quanto deste alimento costuma comer e aplique a conta para todo o rótulo. Se comer duas colheres de sopa, por exemplo, multiplique por dois as quantidades indicadas e assim por diante.

    Ao comparar os alimentos, atente-se para as porções, ingredientes e qual é o alimento. Tente comparar pães com pães, biscoitos com biscoitos e produtos similares, para que possa escolher a melhor opção.  

   Veja a data de validade sempre, pois alimentos fora da data podem mudar suas características sensoriais e, até mesmo, fazer mal à saúde.

   Ao encontrar um alimento vencido com a informação no rótulo, muitos supermercados oferecem um outro, dentro da data de validade, sem custo ao consumidor.

   Se algum rótulo fugir do padrão ou se o alimento não fornecer um, é possível denunciar à Anvisa por meio do e-mail ouvidoria@anvisa.gov.br

   Caso fique com alguma dúvida traga para mim. É muito importante todos saberem ler rótulos para melhor análise dos alimentos.

Cristina Trovó
Nutricionista

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design