Refrigerantes: cuidados e malefícios à saúde

Refrigerantes: cuidados e malefícios à saúde

Com o fim de ano chegando e com ele as festas, muitas pessoas pensam que as bebidas com que devemos ter maior preocupação são as alcóolicas. Por isso, acabam optando por refrigerantes e produtos gaseificados que consideram mais saudáveis. Confira, no texto que segue, os malefícios desses produtos.

 

O que são refrigerantes

     Segundo o Conselho Regional de Química, refrigerantes são bebidas feitas à base de água, açúcar, gás carbônico e alguns concentrados que irão dar sabor à mistura. São exemplos de refrigerantes aquelas bebidas gaseificadas à base de cola, guaraná, limão, laranja, uva, entre outros.

 

     Vale a pena lembrar que os refrigerantes de limão em geral como limoneto, mesmo os de baixa caloria ou os sem adição de açúcar, não são considerados mais saudáveis e continuam sendo refrigerantes.

 

Os malefícios dos refrigerantes

     Apesar de muitas pessoas acharem que são uma bebida atrativa para o consumo diário, os refrigerantes demandam uma grande atenção, devido aos malefícios que seu consumo pode causar. Seguem alguns deles.

 

  1. Ganho de peso e obesidade

      Uma lata de 330ml de refrigerante contém em média 37g de açúcar, ou cerca de 148 kcal.  Isso equivale à metade da recomendação de açúcares num dia. Para se ter um parâmetro, é quase o mesmo que consumir 100g de arroz cozido.

 

      Assim, os refrigerantes açucarados contribuem para o ganho de peso e aumento da gordura corporal de acordo com o seu consumo diário.

 

  1. Favorece a Diabetes tipo 2

      O consumo de açúcares aumentado pode levar à resistência ao hormônio insulina e, com o tempo, desenvolver a diabetes do tipo 2 nos indivíduos que possuem o hábito de consumir refrigerantes.

 

  1. Favorece as doenças cardiovasculares

      A cafeína e a grande quantidade de sódio na sua composição podem levar ao aumento da pressão arterial e fazer com que o indivíduo, a longo prazo, desenvolva doenças cardiovasculares como a hipertensão.

 

  1. Prejudica os ossos e os dentes

      A grande quantidade de ácido fosfórico presente nos refrigerantes, além de impedir a absorção correta do cálcio no organismo, ainda aumenta sua excreção junto com o magnésio e o zinco. Isso favorece o aparecimento de doenças como a osteoporose e as cáries dentárias.

 

  1. Desenvolvimento de cânceres

      Não importa a quantidade de calorias que o refrigerante tenha ou até mesmo a sua origem, todos eles possuem em comum uma coisa: grande quantidade de aditivos químicos nocivos à saúde.

 

      Assim, a grande quantidade de corantes, aspartame, acidulantes e conservantes artificiais podem causar até mesmo alguns tipos de cânceres no sistema digestivo. 

 

  1. Dá origem à gases e desconfortos abdominais

      Por se tratar de uma bebida gaseificada, os refrigerantes naturalmente irão dar origem a gases, que podem gerar desconfortos e a sensação de estufamento.

 

  1. Acentua a gastrite

      Por ter um pH ácido, os refrigerantes acabam piorando a dor daqueles que possuem gastrite, uma vez que pode aumentar a irritação do estômago.

 

Alternativas para evitar os refrigerantes

      Apesar de todos esses malefícios, muitas pessoas ainda têm dificuldades de abrir mão deste tipo de bebida, ainda mais durante as refeições. Além do mais, os refrigerantes não matam a sede, nem possuem um bom papel na hidratação.

 

      Por isso, seguem algumas alternativas para evitá-los:

  • Não comprar refrigerante para não ter em casa;
  • Substituir o refrigerante por água;
  • Substituir por bebidas parceiras durante as festividades;
  • Substituir o refrigerante por sucos naturais de frutas;
  • Não tomar nada durante as refeições, ou intercalar os dias de consumo;

 

      Também vale a pena lembrar que trocar a marca, ou o tipo de refrigerante por uma opção light, zero açúcar ou com menos calorias, não vai anular os malefícios dos mesmos e mudar o fato de que é preciso reduzir ao máximo seu consumo em busca de uma alimentação mais saudável.

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design