Mindful eating: O que é, seus benefícios e como aplicar
Mindful eating: O que é, seus benefícios e como aplicar
Com a correria do dia a dia e tantas distrações com nossos aparelhos eletrônicos, muitas pessoas acabam fazendo suas refeições de forma rápida e sem pensar muito sobre o assunto. Por isso, hoje vamos esclarecer um pouco mais sobre o tema mindful eating, no que consiste, quais os benefícios que traz para sua saúde e como aplicar o método na sua rotina.
O que é mindful eating
Mindful eating, ou "comer com atenção" numa tradução livre em português, é uma metodologia que consiste no indivíduo, realmente, atentar-se ao que está comendo, tornando a refeição mais calma e prazerosa, e analisando o que se está ingerindo.
Na era digital, em que cada vez mais a atenção é disputada por todo tipo de tela e distração, a conexão com a comida vem perdendo espaço e impactando, diretamente, a saúde das pessoas.
Por isso, existe um livro em português sobre o tema que traz informações sobre a metodologia, em que as autoras retratam como o mindful eating deve ser abordado e incorporado à rotina daqueles que se interessam pelo tema.
Os benefícios da metodologia
Como você deve imaginar, comer alimentos com a atenção plena traz inúmeros benefícios. No entanto, muitas pessoas ainda não estão convencidas de que realmente vale a pena deixar o celular de lado para dar o devido cuidado a esse momento.
Assim, para convencer os ainda céticos, seguem alguns benefícios do mindful eating:
- Ajuda no controle da compulsão alimentar
Quando prestamos maior atenção no que estamos comendo, nós tornamos mais cientes das nossas escolhas alimentares, das quantidades e conseguimos raciocinar se estamos realmente com fome ou trata-se apenas de uma fome emocional. Assim, esse método auxilia aqueles que sofrem de episódios de compulsão alimentar.
2. Auxilia perder peso e evitar a obesidade, diabetes e hipertensão
Quando tomamos mais cuidado com as nossas escolhas alimentares, conseguimos controlar mais facilmente a quantidade de calorias que ingerimos durante o dia, assim como as quantidades de açúcares e sódio, que consumimos diariamente e que nos levam a doenças como obesidade, diabetes e hipertensão.
3.Ajuda na sensação de saciedade
Provavelmente, você já deve ter ouvido falar que é necessário mastigar bem os alimentos, não é mesmo?! Pois é! Quanto mais mastigamos e tomamos tempo para esse exercício, mais tempo damos ao nosso cérebro para que ele entenda que estamos nos alimentando. Assim, ele estará mais alerta e, quando já estiver satisfeito, dará um aviso que é hora de parar.
Comer devagar ajuda a ter maior sensação de saciedade e evita comermos em excesso.
4. Ajuda a ter hábitos alimentares mais saudáveis
Quando damos a atenção necessária durante a alimentação, começamos a ser mais seletivos com o que estamos ingerindo. Percebemos coisas que, em outra situação, não repararíamos, por exemplo: como aquele alimento é feito, quais são seus ingredientes, qual sua origem e procedência, qual a qualidade e em qual a frequência devo ingeri-lo.
Assim, começam as escolhas alimentares mais saudáveis.
Como aplicar o mindful eating
Ficou muito ansioso para receber todos esses benefícios, mas não sabe por onde começar? Confira algumas dicas e comece ainda hoje a aplicar o mindful eating na sua vida:
- Guarde todos os equipamentos eletrônicos antes de se alimentar.
- Respire fundo e observe o local a sua a volta antes de se servir.
- Utilize pratos menores.
- Cheire os alimentos, veja sua textura e temperatura, entenda o que está comendo.
- Aprecie, de verdade, a comida.
- Analise seu sentimento depois de comer: felicidade? Conforto?
- Coma lentamente e mastigue bem.
- Aproveite o momento com as pessoas à sua volta.
Cristina Trovó
Nutricionista