Como a alimentação influi na sinusite
Sinusite
A sinusite nada mais é que a inflamação da mucosa dos seios nasais, cavidade óssea ao redor do nariz e dos olhos. Geralmente, esses seios se preenchem de ar, porém, quando há a obstrução por algum tipo de fluído com bactérias, fungos ou vírus podem gerar esta infecção.
Os sintomas incluem cansaço, dor na região da face, dores de cabeça e perda de olfato. Dividida em aguda e crônica, a sinusite varia de duração.
Como a alimentação influencia no ronco
A fase aguda é caracterizada pelo desaparecimento desses sintomas em até algumas semanas.
Já a sinusite crônica é mais demorada, com mais de oito semanas de duração.
Muco e a alimentação
Como dissemos, a sinusite é a inflamação do muco dos seios nasais, e esse muco pode ser menos ou mais espesso, em maior ou menor quantidade influenciando a aparição da sinusite.
Fatores ambientais também podem influir na consistência e no aparecimento do referido muco como: poluição, fumaça e poeira.
Coma para melhorar a imunidade
Quando em contato com estes fatores ambientais, nosso corpo começa a produzir a histamina, na esperança de eliminação desses "intrusos" por meio da produção do muco.
Como a alimentação influencia na sinusite
Assim como os fatores ambientais citados, alguns alimentos também podem aumentar a produção do muco. Dessa forma, pessoas que sofrem com a sinusite crônica devem ficar atentas a eles, sendo os principais: leite, farinha de trigo, ovos, chocolate, alimentos industrializados e bebidas alcóolicas.
Leite: devido à caseína, proteína do leite, há a liberação de histaminas que influenciam na produção do muco.
Farinha de trigo: nesse caso, o glúten é responsável pela maior liberação do muco e espessamento.
Bebidas alcóolicas: promovem a desidratação do organismo e o refluxo, tornando o muco mais espesso e mais propenso ao aparecimento das infecções.
Quais os alimentos para combater a sinusite?
Os alimentos indicados para combater a sinusite, de forma geral, são aqueles anti-inflamatórios, que auxiliam no processo inflamatório.
Ricos em vitamina C
Dentre eles, os que se destacam são as frutas cítricas como laranja e limão, ricas em vitamina C e flavonoides, potentes anti-inflamatórios.
Outras frutas ricas em vitamina C são ótimas para esta função como morango, amora, acerola, kiwi.
Ricos em vitamina A
Possuem uma função no nosso sistema imune, que pode contribuir para o combate a sinusite. Entre eles estão os brócolis, a cenoura, a manga e a batata doce.
Ricos em vitamina E
Também possuem propriedades anti-inflamatórias e no sistema imune. Os mais famosos são as oleaginosas como castanhas, amêndoas, nozes, macadâmia e amendoim.
Outros alimentos anti-inflamatórios
Couve, espinafre e o alho também são bons agentes anti-inflamatórios. É bom lembrar que as quantidades do alho devem ser significantes.
Por isso, um chá pode ser uma boa opção neste caso. Já o mel, conhecido pelo seu papel em resfriados, tem uma propriedade antibacteriana.
A maioria de nós deve ter tido sinusite em algum momento da vida. Portanto, sabemos como os sintomas podem ser desconfortáveis e diminuir o rendimento durante o dia. Mas como vimos, com pequenas adaptações na alimentação conseguimos melhorar bastante.
Cristina Trovó
Nutricionista