Alho Negro
De aparência peculiar, o alho negro começou a fazer seguidores primeiramente nos restaurantes sofisticados e, agora, vem cada vez mais apliando o circulo de apreciadores por seu sabor singular.
O que muitos desses apreciadores ainda não sabem é que ele não passa de peças de alho comuns, que passam por processos de maturação, com umidade e temperatura controladas. O tipo do alho pode variar de acordo com regiões e diferentes climas.
Essa nova sensação de cor escura também pode ser um grande aliado da saúde, pois é dono de propriedades nutricionais importantes. Sua função antioxidante, liberada por meio do processo de fermentação, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e retarda o envelhecimento celular, como o apresentado em rugas e marcas de expressão. Ainda está sendo estudada sua possível ação na prevenção do cancêr!
Além dos beneficios citados, está demonstrada a ajuda do alho negro no controle do diabetes tipo 2 e do colesterol, quando ingerido em grande quantidade. Por possuir a função termogênica - aumenta a temperatura do corpo - acelera o metabolismo e assim, consequentemente, o consumo de calorias.
O alho negro pode ser consumido como temperos para saladas, ou na finalização de preparações como risotos e refogados. Sua comercialização ainda é restrita a poucas lojas especializadas, mas, apesar da dificuldade de ser encontrado, ele já está á venda no Ceasa de Ribeirão Preto e no Mercado Cidade novo, também em Ribeirão Preto. Todo o esforço para adquiri-lo, vale a pena, quando se comprova que o combatente negro possui vantagens sobre o convencional. Além de tudo não apresenta aquele odor inconveniente quando ingerido, tem um paladar leve e adocicado!
Experimente. Peça a sua nutricionista para que o incorpore no seu cardápio semanal.
Cristina Trovó
Nutricionista