Comidas típicas do inverno
Com a chegada do inverno é comum que as pessoas comam mais, devido à necessidade de manter o corpo aquecido. Porém, muitas vezes, esse aumento no consumo ocorre de forma exagerada e sem critérios, o que pode trazer consequências indesejadas ao nosso organismo. Confira, a seguir, os pontos que devem receber atenção ao se alimentar durante a estação.
- Hidrate-se
Embora, nesse período do ano, o suor não seja evidente e sintamos menos sede, a perda de líquidos ainda ocorre. Assim, é importante se lembrar da hidratação. Além da água mineral, podem ser ingeridas bebidas quentes como chá de ervas (erva-doce, hortelã, camomila, maçã, erva-cidreira, etc.) são boas opções, assim como o café e as sopas de verduras.
- Varie as sopas
O inverno é o momento ideal para usar as sopas preparadas com vegetais e grãos. Sopas de legumes com grãos é uma excelente opção de jantar para as noites frias, podendo ser acompanhadas de carnes magras.
Podem ser acrescentadas a essas sopas, fibras solúveis como o farelo de trigo ou de aveia, aumentando assim o valor nutritivo e o poder de saciedade das mesmas.
Evite as sopas preparadas com creme de leite e dê preferência às sopas de legumes, folhas, acrescidas ou não de fibras (gergelim, semente de linhaça, farelo de aveia). Sopas de abóboras e sopa de alho poró. As folhas como agrião, repolho ou espinafre servem de base para as receitas mais leves.
Utilize também ervas para dar o sabor final e outros legumes que são capazes de dar uma consistência mais grossa, podendo ser modificado, então, ao gosto de cada um.
- Tenha atenção com as comidas típicas do inverno
Com a entrada do inverno, alguns alimentos são mais consumidos do que outros. Isso porque buscamos alimentos mais calóricos nessa estação. Por isso, listamos algumas dicas para lidar com esses alimentos. Confira:
CARNES DE PORCO: procure substituí-las por carnes mais magras (como peixes ou frango sem pele), preparadas na panela de pressão ou grelhados, evitando, assim, as tão prejudiciais frituras;
QUEIJOS: dê preferência aos que forem preparados com leite desnatado, mas não exagere na quantidade;
FRUTAS: use as frutas típicas desta temporada: morango, tangerina, laranja e maracujá. Elas podem ser consumidas diariamente, são boas fontes de vitaminas, principalmente vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, aumentando a resistência a gripes e aos resfriados;
DOCES: no inverno sentir vontade de doce é normal. Assim, uma boa dica é escolher doces à base de frutas ou frutas secas (doce de banana, abóbora, uva passa, damascos, ameixa seca). Algumas frutas ficam deliciosas quando levadas ao forno, por exemplo, banana e maçã assadas com canela.
FEIJOADA: na hora da feijoada escolha as carnes mais magras como lombo e carne seca, consuma sempre a couve e a laranja para completar o fornecimento de nutrientes e a sensação de saciedade. Confira minha dica sobre feijoada light.
BEBIDAS ALCOÓLICAS: o consumo aumentado de bebidas alcoólicas, nos dias frios, pode ser prejudicial, pois além de calóricas, ainda são tóxicas para o nosso organismo.
FONDUE: A atenção com o fondue deve ser, principalmente, relacionada às quantidades pela sua alta quantidade calórica. Assim, escolha fazer um fondue com chocolates acima de 65% de cacau, para diminuir a quantidade de açúcar na composição.
Outros alimentos que merecem atenção nas quantidades e são mais consumidos no inverno incluem o caldo de mocotó, os mingaus, as massas, os à base de batatas e a polenta com carne moída. Por serem principalmente carboidratos, a moderação aqui é a chave.
Lembre-se de que o inverno não pode ser uma desculpa para comer exageradamente. Esta época precisa ser um momento de preparação para as próximas estações. Por isso, mantenha hábitos saudáveis, continue com a prática de atividade física, invista em uma alimentação benéfica e curta a estação na sua melhor forma!