Upcycling Food: uma solução para o desperdício alimentar

Upcycling Food: uma solução para o desperdício alimentar

 

       Você já ouviu falar em upcycling? O termo vem se popularizando, principalmente na indústria de vestimenta, pelo conceito de dar vida nova a matérias primas já utilizadas.

       Na indústria alimentícia, ele vem se tornando um dos pilares da economia circular, priorizando o desenvolvimento sustentável, reduzindo os resíduos e desperdícios por meio dos ingredientes que seriam descartados, trazendo, assim, diversos benefícios.

       Essa nova tendência pode trazer propriedades benéficas para a saúde dos consumidores e se tornar uma das possíveis soluções para o desperdício alimentar.

       Para saber mais sobre o tema, continue a leitura.

 

Mas afinal, o que é upcycling food?

 

       Upcycling food ou, em português, "reutilizar a comida" baseia-se na premissa de reutilizar ingredientes alimentares, seguros para o consumo humano, que são geralmente desperdiçados, fazendo um melhor uso dos recursos naturais. 

       Um bom exemplo de produto, quando citamos o upcycling, é a farinha de casca de maracujá, que contém diversos ativos e nutrientes; ou a utilização do bagaço de extração de óleo de girassol em uma produção de pães ou bolos, junto aos demais ingredientes desses produtos.

       Nos supermercados, esses produtos podem ser reconhecidos por um selo, que fornece ao consumidor uma orientação sobre a presença de ingredientes alimentícios reutilizados.

 

Por que as empresas estão adotando esta prática?

 

       Um dos 12 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU é o de garantir padrões de produção e de consumo sustentáveis. Assim, visa incentivar as empresas, principalmente as grandes empresas, a adotar práticas sustentáveis. Por isso, o upcycling food vem sendo bastante utilizado nas indústrias alimentícias, e esses resíduos podem ser aproveitados, também, em outras indústrias.

 

Quais os benefícios do aproveitamento dos alimentos?

 

       Quando pensamos de forma global e na quantidade de desperdícios alimentares que uma grande empresa pode gerar, que muitas vezes acabam em locais como aterros sanitários ou incineradores, o upcycling visa criar produções sustentáveis e saudáveis, podendo reduzir 4,3 bilhões de emissões de gases de efeito estufa até 2050. Os resíduos são tratados para se obterem produtos com funcionalidade bioativas e benefícios para a saúde.

       Além de ser uma potencial solução para o desperdício alimentar, o movimento objetiva abranger as novas buscas dos consumidores por alimentos cada vez mais saudáveis e sustentáveis.

 

Como você pode contribuir para o upcycling food?

 

       Agora que já estamos familiarizados com a informação de que o aproveitamento integral dos alimentos traz benefícios não só para o nosso organismo, mas também para o ambiente, podemos fazer essas mudanças dentro de casa.

       Estar atento a uma alimentação sustentável tem um importante papel para o meio ambiente.

       Os produtos que consumimos, onde são comprados e como são produzidos, geram um grande impacto ambiental. Por isso, procure saber a origem dos alimentos que consome, sobre as indústrias que os produzem e quanto elas se adaptam ao upcycling.

       Além disso, em busca de um planeta mais sustentável e um consumo alimentar consciente, algumas ações individuais podem contribuir para o meio ambiente, e, ainda, melhorar a sua saúde.

       Confira algumas dicas para que você possa contribuir para esse movimento:

  1. Reaproveite partes não convencionais dos alimentos como cascas, talos, bagaços e sementes.
  2. Consuma, de preferência, alimentos orgânicos sem o uso de agrotóxicos ou adubos químicos.
  3. Procure, nas prateleiras dos supermercados, produtos que tenham o selo de upcycling food.

 

       Quer saber mais sobre o tema? Confira mais dicas clicando aqui.

     Para este e outros conteúdos, siga meu Instagram @cristinatrovonutricionista.

 

Cristina Trovó
Nutricionista

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design