Cascas: saiba sua importância

Cascas: saiba sua importância

Cascas

As cascas, geralmente dispensadas durante o preparo dos alimentos, são muitas vezes, juntamente com folhas e talos, subestimadas pelo seu poder nutricional.

Quando jogamos no lixo essas partes, estamos também mandando embora vitaminas, minerais e fibras essenciais para o nosso organismo. Isso se dá pela maior concentração desses nutrientes na parte estrutural da fruta, sendo encontradas em até 40 vezes mais do que na própria polpa.

Nutrientes

Um estudo realizado pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, evidenciou que a casca da goiaba possui até três vezes mais proteínas e quase duas vezes mais fibras que a parte geralmente consumida. Já a maçã e a mexerica possuem o dobro de vitamina C em sua casca, enquanto o abacaxi apresenta também quase 40% a mais do nutriente.

Ainda, o cálcio, mineral essencial para a saúde dos ossos, encontra-se principalmente na casca da laranja e não em sua polpa.

 

Fibras

As fibras, dificilmente, são consumidas de acordo com as recomendações diárias de 30g/dia. Elas auxiliam na flora intestinal, proporcionando um bom funcionamento do intestino. Ainda controlam a glicemia, o colesterol, e aumentam a sensação de saciedade que contribui para o emagrecimento.

As cascas, talos e folhas podem ser uma ótima estratégia para aumentar o consumo de fibras, principalmente se usadas em forma de farinha, que, além de poder ser comprada em lojas especializadas, pode ainda ser feita em casa!

As principais opções de casca são as de frutas como maracujá, maçã, uva e laranja. Para isso, leve-as ao forno baixo até secar e bata-as no liquidificador. Depois é indicado conservar em local seco e consumir em até 15 dias após preparo.

Como usar

As farinhas podem ser incorporadas a iogurtes, sucos, vitaminas, sopas, saladas de frutas ou até mesmo adicionadas às refeições.

Os talos podem ser incorporados em bolos, tortas ou em suflês. O segredo é picar em pedaços pequenos para não interferirem na consistência.

Já as cascas, além de poderem ser incorporadas a bolos e tortas, são ótimas para sucos naturais como o de abacaxi e maçã com casca, ou compotas de frutas como a compota de casca de laranja ou doce de abóbora com casca.

Essas práticas, além de simples, impactam diretamente na economia dos produtos alimentícios. Assim, com o aproveitamento integral dos alimentos, além de evitar o desperdício você contribui para sua saúde, para o seu bolso e ainda para o meio ambiente!

 

Cristina Trovó

Nutricionista

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design