Pães: qual a melhor forma de consumi-los

Pães: qual a melhor forma de consumi-los

 

 

 

     Feitos de farinha, fermento, água e sal, os pães são alimentos milenares que sustentam a população há muitos anos. Os preferidos para o café da manhã ou para o lanche da tarde são ricos em carboidratos e demandam atenção pela sua quantidade calórica e, dependendo do tipo, pelo seu alto índice glicêmico.

 

     Mas, afinal, você sabe a melhor forma de consumir pães? Confira, no artigo a seguir, quais os principais tipos de pães e como escolher os melhores acompanhamentos.

 

Quais os tipos de pães?

     Entre os tipos de pães mais conhecidos temos o pão francês, o integral, o sem glúten, o de fermentação natural e o de farinha de aveia.

 

     O pão francês é o mais conhecido e com maior número de adeptos. Porém, quando feito com farinha branca, possui uma pequena quantidade de fibras e pode ser facilmente consumido em grandes quantidades. Já o pão integral, por ser feito com farinha integral, possui maiores quantidades de fibras e, por isso, é mais indicado.

 

     O pão de fermentação natural é aquele cujas bactérias fazem os minerais presentes nele serem melhor absorvidos pelo corpo. O pão sem glúten pode ser boa opção para quem possui doença celíaca, o que os impede de consumir glúten.

 

     Também é importante lembrar que temos outras opções de pães como o de cenoura, o de beterraba, os de cereais e o de centeio.

 

Como escolher o tipo de pão mais indicado?

     Para começar a falar como escolher o tipo de pão, vamos explicitar aqueles que devem ser evitados, ou seja, os pães industrializados, que possuem uma extensa lista de ingredientes. Eles estão no topo dessa classificação porque possuem uma grande quantidade de conservantes e aditivos químicos que prejudicam o nosso corpo.

 

     Assim, os pães caseiros devem sempre ter prioridade na escolha e, entre eles, devemos dar prioridade para os que são feitos de farinha integral e possuem cereais e/ou castanhas na sua composição.

 

     Vegetais como beterrabas e cenouras também adicionam vitaminas e minerais interessantes aos pães e podem ser ótimas opções.

 

     Para aqueles que têm doença celíaca, indicam-se vários tipos de pão, por exemplo, o sem glúten, ou o de farinha de arroz.

 

Qual a melhor forma de consumi-los?

     Você deve estar se perguntando: o que posso por para acompanhar os pães?

 

     Algumas opções saudáveis são, a ricota, a geleia de fruta caseira, o patê de ervas caseiro, os ovos, a pasta de amendoim, a pasta de azeitona, a manteiga de azeite, a manteiga de leite tradicional, e outras pastas caseiras como o antepasto de berinjela.

 

     Já as opções que você deve evitar são: a margarina, as geleias industrializadas, os patês industrializados, maionese industrializada, creme de avelã industrializado e os embutidos, pela alta concentração de sódio e aditivos químicos na composição, como presunto, mortadela e peito de peru.

 

     Assim, escolha bem seu pão, seu acompanhamento e tome um café da manhã reforçado para ter um grande dia, cheio de disposição pela frente!

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design