Importância do café da manhã e dicas para incrementá-lo

Importância do café da manhã e dicas para incrementá-lo

 

Na correria do dia a dia, otimizar o tempo é uma prioridade e nessa prioridade também entram as nossas refeições e exercícios físicos. No corre-corre diário, o cardápio é o clássico mesmo, combinando sabor e praticidade.

No entanto, nos cardápios tradicionais pão com manteiga e café conferem um baixo valor nutricional e fome mais rápida quando comparado a uma opção mais completa. Por isso, quando se trata do ramo da nutrição funcional, dizemos que o que é bom para uma pessoa pode não ser o que se aplica melhor para a outra e, por isso, podemos manter o cardápio tradicional incorporando dicas funcionais para a refeição matinal.

Frutas de baixo índice glicêmico.

Além de frutas de baixo índice glicêmico, devemos incluir também sementes e/ou castanhas para melhorar o índice glicêmico e a saciedade.

As frutas podem ser consumidas in natura ou na forma de suco verde.

Benefícios do suco verde: rico em compostos bioativos e antioxidantes, combate aos radicais livres, tem efeito termogênico e diurético (por ser rico em potássio), rico em fibras (que melhora a flora intestinal e por sua vez a imunidade), além de ser fontes de vitaminas e sais minerais (rico em magnésio que auxilia no relaxamento).

Pode também ser usado com gengibre, que atenua a função anti-inflamatória e termogênica, assim como a biomassa de banana verde

(prebiótico).

Use alimentos crus, pois eles aumentam a defesa do organismo.

Verduras escuras: são boas para o fígado e não podem faltar no suco verde, use o espinafre. Usar salsinha, couve, agrião, hortelã, todos os talos que possuem iodo. Misturar as frutas: água de coco, laranja, limão, abacaxi, kiwi, maçã e acrescentar brotos como alfafa, de feijão ou concentrado de brotos, que é rico em clorofila.

Atenção especial deve ser dada à maçã pela alta taxa de fibras e àcido málico, sendo ainda melhor quando combinada com frutas vermelhas como amora e mirtilo, que aumentam o potencial anti-inflamatório.

Aposte também no inhame para manter o equilíbrio hormonal, na beterraba pelo teor de ferro e na cenoura pelo betacaroteno.

Dentre as fibras, a linhaça, o gergelim e a quinoa são uma boa opção para o aumento da saciedade e bom funcionamento do intestino.

Abacate: possui vitamina E, A e C, cálcio, magnésio e potássio, rico em gorduras monossaturadas e glutationa, que previne as doenças cardiovasculares.

Pode ser usada também a biomassa de banana verde que contém vitamina A, vitaminas do complexo B, magnésio, potássio, fósforo e melhora a saúde da flora intestinal e absorção de nutrientes. Além disso, é um alimento versátil, de sabor suave e prático por poder ser conservado na geladeira e assim usado mais de uma vez.

Ovos: saciam com poucas calorias. Aliado na perda de peso, boa fonte proteica, rico em vitaminas importantes como a colina, entre outras do complexo b e também contém minerais. É uma excelente escolha para a refeição da manhã.

Mozzarella de búfala: destaca-se por ser boa fonte de cálcio e proteínas, com menor teor de colesterol quando comparada à de leite de vaca.

Lembrando que essas são apenas dicas de como melhorar sua alimentação durante o café da manhã. Reafirmando que um cardápio balanceado varia de indivíduo para indivíduo como prega a nutrição funcional e apesar de corresponder, de maneira geral, 15% das calorias diárias que equivalem a mais ou menos 300 kcal em uma dieta de 2 mil calorias ao dia, particularidades devem ser levadas em conta na hora de montar um plano alimentar. Por isso, o nutricionista  é o profissional que pode auxiliar você na hora de montar um cardápio de acordo com seu peso, gênero, sua estatura, idade, individualidades metabólicas e outras preferências alimentares. Dessa maneira, ficará mais fácil incorporar o café da manhã na sua rotina e ainda distribuir adequadamente os macro e micronutrientes das suas refeições sem preocupações.

No plano alimentar personalizado você vai encontrar o guia e orientações de horários, alimentos a serem consumidos de acordo com a sua rotina diária e, ainda, as vantagens dos alimentos funcionais para a sua saúde. Que tal vermos na prática como isso funciona para você?! Consulte-nos!

Cristina Trovó

Nutricionsta

 

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design