Festa junina e as bebidas típicas

Festa junina e as bebidas típicas

 

 

 

 

     Pelo segundo ano consecutivo, muitos brasileiros e brasileiras estão tristes por não poderem celebrar as festas juninas devido à pandemia de COVID-19.

 

     No entanto, muitas preparações podem ser feitas em casa e podem ser consolo um para os corações nesse momento difícil.  Confira, no texto que segue, as bebidas típicas dessas comemorações, os benefícios e os cuidados com a alimentação que normalmente é servida durante elas.

 

As comidas típicas da festa junina

     Quem nunca esperou a data para se deliciar com pratos saborosos da festança de São João?! Pois bem, apesar da maioria das preparações ser muito calórica, ainda temos boas opções para quem quer se divertir nas festas juninas sem prejudicar a saúde.

 

     Dentre os alimentos mais indicados para consumo com cautela podemos destacar o milho cozido, o pinhão, a batata doce, a pipoca feita em água, o amendoim, espetinhos de carne magra, tapioca sem recheios calóricos e o sanduíche de pernil, quando consumido só um.

 

     Sabemos que, festas envolvem celebrações e convívio social. Isso também faz parte da nossa alimentação, interação com os momentos de alegria e prazer. No entanto, faça escolhas conscientes optando por opções menos calóricas e tome cuidado com as quantidades consumidas.

 

As bebidas típicas da festa junina

      Para aqueles que preferem as bebidas, a festa junina também é repleta de opções. Entre os mais conhecidos estão o vinho quente, o conhaque, o chocolate quente, licores, batidas e o famoso quentão. Sobre ele eu quero falar mais detalhadamente.

 

     Feito com açúcar, maçã, limão, gengibre, laranja e cachaça, o quentão é de longe uma das bebidas mais adoradas das festas juninas. E é verdade que o gengibre tem diversas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e , além disso, o limão e a laranja ajudam com a vitamina C. No entanto, trata-se de uma bebida alcoólica preparada com açúcar, ou seja, muito calórica.

 

     Para se ter uma ideia, um copo pequeno de quentão de 250ml pode chegar a 300 kcal, o que é quase o dobro do valor calórico de uma lata de cerveja tradicional (cerca de 150 kcal).  Para se ter uma base de comparação, isso equivale a, aproximadamente, 15% das necessidades calóricas diárias.

 

     Por isso o alerta: o quentão, assim como suas bebidas irmãs, é uma delícia, mas não se engane, é muito calórico! 

 

     Além disso, também possui cachaça na sua composição, que é uma bebida de alto teor alcoólico e que precisa ser consumida com moderação.

 

     A dica nesse caso é muita atenção na quantidade e, se possível, optar por outros tipos de bebidas. Se ela for sua bebida favorita, beba, mas evite repetir.

 

Dicas para aproveitar a festa e fazer melhores escolhas

  • Faça as refeições do dia normalmente antes da festa. Não pule refeições para comer mais durante o evento;
  • Não repetir pratos nem preparações e atenção nas quantidades;
  • Opte pelos alimentos de que mais gosta ao invés de provar de tudo;
  • Hidrate-se com água durante o evento;
  • Foque na diversão e no momento e não na comida em si.

 

     Aproveite as festividades com segurança, não se prive de comer o que gosta, cuide-se e faça escolhas que irão pesar menos na sua saúde.

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design