Conheça os tipos de queijos e seus benefícios

Conheça os tipos de queijos e seus benefícios

 

Queijos

     Durante o inverno, normalmente, as pessoas costumam consumir mais queijos. Neste ano, devido à quarentena, o consumo está sendo ainda maior.

     Quando combinado com vinho, o queijo se torna o queridinho da família em noites frias. De diversos tipos e sabores, é uma ótima fonte de cálcio, proteínas e gorduras.

     Além disso, possui diversas vitaminas A e do complexo B. Conheça a seguir os diferentes tipos e os três principais benefícios dos queijos.

 

  1. Promove a saúde dos ossos e dentes

     Por ser derivado do leite, possui uma grande concentração de cálcio, principal atuante na formação dos ossos e dentes do nosso corpo, evitando potenciais fraturas e doenças como osteoporose. 

 

  1. Aumenta a saciedade

     Os queijos são uma boa opção para lanches, uma vez que suas quantidades de proteínas e gordura levam mais tempo para serem digeridas no estômago.      Dessa forma, fica elevada a sensação de saciedade, o que ajuda no emagrecimento.

 

  1. São fontes proteicas e auxiliar na massa muscular

A ricota, apesar de ser questionada se é queijo ou não, pode ser chamada de "whey" natural.  Isto porque elas têm uma concentração proteica muito interessante, principalmente para os praticantes de atividade física e no pó treino.

Esta fonte auxiliará na formação dos músculos com seus aminoácidos essenciais.  Também é uma boa opção para os idosos uma vez que fontes proteicas auxiliam no retardo da perda muscular, garantindo a vitalidade e saúde do corpo.

 

Diferentes tipos de leite e suas indicações

 

 Quais os queijos mais indicados?

     Quanto mais amarelo o queijo for, maior a concentração de gorduras saturadas, aquelas que predispõem o organismo a doenças do coração e colesterol alto.

     Assim, os queijos mais gordurosos como parmesão, muçarela, gorgonzola, prato e cheddar devem ter seu consumo desencorajado. Ficando com uso restrito a ocasiões especiais.

     Já na lista dos mais indicados estão os queijos brancos como o cottage, a ricota, o minas frescal light. Esses estão liberados para o consumo no dia a dia, desde que na dose recomendada, quanto aos amarelos deve-se dar atenção às quantidades e seu consumo deve ser eventual, mesmo em se tratando de indivíduos saudáveis.

Orienta - se também a quantidade para a obtenção das 1200mg de cálcio necessárias no dia e dentro deste calculo inclui-se o consumo de outras fontes lácteas ou não.

     Com base nas informações citadas você pode planejar sua próxima noite de queijos, mas lembre-se de escolher bem, atentar-se às quantidades e não exagerar no vinho.

Cristina Trovó
Nutricionista

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design