Colesterol Alto

Colesterol Alto

Colesterol alto: obesidade e suas comorbidades

 

Colesterol alto e obesidade

      O colesterol é um tipo de gordura sintetizado no nosso fígado e, posteriormente pelo LDL, também chamado por colesterol ruim; e pelo HDL, o chamado colesterol bom. O que muitos não sabem é que o LDL e o HDL não são realmente o colesterol, mas sim seu carreador.

      Chamamos o LDL de "colesterol ruim" porque ele carrega as lipoproteínas de baixa densidade, aquelas que contribuem para a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos. Por outro lado, chamamos o HDL de "colesterol bom", uma vez que ele carrega as lipoproteínas de alta densidade, aquelas que têm o efeito contrário, que protegem de doenças cardiovasculares.

      Na obesidade, há uma tendência maior para o aumento da síntese do colesterol, uma vez que, na maioria das vezes, há o aumento do consumo alimentar de produtos de origem animal. Assim, o marcador LDL no sangue também estará elevado. Por isso, é comum que indivíduos obesos tenham o chamado "colesterol alto".

 

Obesidades e outras comorbidades além do colesterol alto

    Além do colesterol aumentado, a obesidade vem acompanhada de comorbidades como a diabetes tipo 2. Isso se dá porque o aumento do colesterol danifica a parede dos vasos sanguíneos, prejudicando a entrada da glicose na célula.

    Uma vez prejudicada a entrada de glicose na célula, o pâncreas é estimulado a produzir mais insulina até levar à sua insuficiência. Tal fenômeno é chamado de resistência à insulina e, quando somado à obesidade e hipertensão, denomina-se síndrome metabólica.

 

Consequências do colesterol alto

    As consequências do colesterol alto incluem a hipertensão, que pode levar a casos de infarto, ou mesmo a acidentes vasculares como o AVC, que podem levar à morte ou à perda de funções motoras.

 

4 fatos sobre o colesterol

  1. O colesterol é necessário

O colesterol é necessário. Muitos acham que o colesterol é apenas o vilão, mas a verdade é que ele é necessário na formação das membranas das células como as de músculos e nervos. Ainda é essencial na formação de hormônios e ácidos biliares

       2. O excesso de colesterol leva a doenças cardiovasculares

Como dito acima, o colesterol elevado desencadeia doenças do coração como a hipertensão.

       3.  Pessoas magras podem ter colesterol alto

Diferente do que muitos pensam, pessoas magras também podem ter colesterol elevado, uma vez que o colesterol vem do consumo de produtos de origem animal (de origem alimentar) ou genética.

       4. É possível controlar o colesterol

Hábitos de vida saudável são os principais aliados no combate ao colesterol alto. Exercícios e diminuição do consumo de gorduras saturadas são algumas das maneiras de controlá-lo. Dentre esses alimentos, destacamos: bacon, ovos, manteiga, creme de leite, leite integral, carnes vermelhas e outros produtos de origem animal.

Cristina Trovó

Nutricionista

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design