Benefícios da erva-mate

Benefícios da erva-mate

A erva-mate, planta conhecida principalmente no sul do país, vem ganhando adeptos também em outras regiões. Com o nome científico Ilex paraguariensis, a erva é consumida em forma de chimarrão nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

Além do Brasil, outros países como Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile a consomem da mesma forma. Quais os principais benefícios desta erva? Confira, a seguir, como preparar e aproveitar as vantagens dessa planta.

A história da erva-mate

Banida por jesuítas, no século XVI, e depois incentivada para substituição de drogas como álcool, a erva-mate se popularizou na região sul da América do Sul. 

Isso se deu uma vez que o Paraguai, principal exportador do produto, proibiu sua exportação para o Uruguai e Argentina, abrindo caminho para o mercado brasileiro. Assim, nas regiões geograficamente próximas a esses países seu consumo foi espalhado. 

Os benefícios da erva-mate

Rica em compostos bioativos, saponinas, flavonoides, xantinas, cafeína, esta erva vem demonstrando resultados promissores nos estudos que, apesar de limitados e realizados em ratos, mostram os benefícios de seu consumo. Como os demonstrados a seguir: 

  1. Diminuição do colesterol

Por ser rica em saponinas, favorece a diminuição do colesterol ruim diminuindo a absorção de gorduras, uma vez que inibe a liberação da lipase pancreática. Por isso, pessoas com colesterol alto (hipercolesterolemia) podem se beneficiar da erva.

  1. Perda de peso

Pelo fato de conter cafeína, composto termogênico que estimula a oxidação lipídica e a lipólise, a ingestão de chimarrão pode ajudar na perda de peso daqueles que o consomem com frequência.

  1. Função antibacteriana

Atua como protetor contra algumas bactérias presentes na boca e causadoras de cáries, auxiliando, assim, na prevenção das mesmas.

  1. Controle da glicemia

Estudos em ratos sugerem que a erva-mate reduz a absorção de glicose no intestino delgado, assim como a sua concentração sanguínea. Dessa forma, apresenta-se como um regulador dos níveis de açúcar no sangue.

  1. Combate doenças

Por sua ação antioxidante, a erva-mate possui perfil de combate aosradicais livres, que degeneram as células do corpo, ao longo dos anos, e levam a doenças como Alzheimer, câncer e diabetes. Além desses benefícios, a erva-mate também é rica em vitamina C, B e A e minerais importantes como manganês e cálcio

Como preparar erva-mate ou chimarrão

A erva-mate ou chimarrão é uma bebida produzida por meio das folhas da erva, tostadas ou não. Para prepará-la é necessária apenas uma cuia (recipiente característico do chimarrão), onde se coloca água quente (80 graus Celsius) e erva-mate (⅔ do tamanho da cuia). Após colocar a erva, adicione a água e espere a infusão.

Além do chimarrão, a erva-mate também pode ser preparada em chá quente ou frio. Lembre-se sempre de não usar açúcar no chá, uma vez que ele aumentará o valor calórico da bebida e, assim, favorecerá o ganho de peso.

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design