Alimentação e câncer: quais alimentos devemos evitar?

Alimentação e câncer: quais alimentos devemos evitar?

     Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), só em 2020 mais de 600 mil brasileiros foram diagnosticados com algum tipo de câncer, sendo o de próstata o mais prevalente em homens; e o de mama, em mulheres.

 

     O que algumas pessoas não sabem é que esta é uma doença que pode ser influenciada pela alimentação, tanto na prevenção como no aparecimento das neoplasias. 

 

Câncer

     Segundo o próprio instituto, o câncer é uma doença que ocorre devido ao crescimento desordenado das células do corpo, dando origem aos tumores. Após o crescimento, os tumores invadem outros tecidos da região e, uma vez na corrente sanguínea, podem dar origem a novos tumores em outras partes do corpo, o que é chamado de metástase.

 

Alimentos cancerígenos

     A Organização Mundial da Saúde tem alertado para o consumo de alguns alimentos e a relação com o aparecimento de câncer. Confira, a seguir, quais os alimentos que você deve evitar como prevenção a essa doença.

 

     - Carnes processadas e embutidos: alimentos como linguiça, salsicha, carnes defumadas, bacon, presunto, apresuntado, salame, nuggets são potencialmente cancerígenos pela presença de nitrato na sua composição.

 

     - Carnes vermelhas: em geral, o consumo de vermelhas, ainda que em menor risco em comparação às processadas, também está relacionado ao aparecimento de cânceres no trato gastrointestinal como colorretal.

 

     - Churrasco: independente da carne do churrasco, essa forma de cocção pode ser nociva para organismo uma vez que as altas temperaturas levam à formação de substâncias cancerígenas como aminas heterocíclicas e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, que podem causar alteração no DNA das células, levando-as a se multiplicarem desordenadamente.

 

     - Frituras e gorduras: assim como o churrasco, as altas temperaturas levam à formação de outra substância cancerígena: a acrilamida.

 

     - Temperos artificiais e sódio: além das doenças cardiovasculares, o sódio e os temperos artificiais podem ser cancerígenos.

 

     - Refrigerante: é considerado um alimento potencialmente cancerígeno por causa de uma substância chamada 4 metil-imidazol presente no corante de caramelo. Além disso, também pode ter pequenas quantidades de benzeno, outra substância nociva.

 

Alimentos que protegem

     Alguns alimentos e hábitos, por outro lado, podem combater o aparecimento da doença. Assim, o indicado é consumir alimentos ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios como frutas, verduras e legumes. Além desses, os carotenoides -  mamão, cenoura, tomate, maracujá e abóbora - e flavonoides como uva e maçã também são importantes.

 

     Ainda se orienta um alto consumo de fibras, e alimentos fonte de selênio como castanhas e frutos do mar.

 

     Importante lembrar que não há um alimento milagroso capaz de evitar o aparecimento do câncer por si só, mas sim um conjunto de hábitos saudáveis que influenciarão. Portanto, manter uma dieta equilibrada é a chave para uma vida saudável.

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design