Conheça os benefícios do pequi
O pequi, um fruto muito nutritivo do cerrado, é ainda pouco disseminado pelo Brasil. Conheça, no artigo a seguir, um pouco mais sobre esse fruto, seus benefícios e como consumi-lo.
O que é o pequi?
O pequi é um fruto derivado do pequizeiro, uma árvore com flores muito bonitas comum na região do Cerrado. De coloração amarelada, ele tem uma safra que vai de setembro a novembro e está presente em diversas preparações culinárias, tanto doces como salgadas.
Quais os benefícios do Pequi?
Esse fruto é conhecido por possuir vitaminas como A, C e E, além de betacaroteno, fibras e gorduras boas.
Assim, o pequi é conhecido pela sua ação antioxidante, que previne o envelhecimento celular e, consequentemente, as doenças degenerativas e o câncer.
Além disso, seus compostos fenólicos possuem atuação anti-inflamatória, o que ajuda no combate a infecções.
Confira os benefícios do pequi:
- Auxilia a prevenir o envelhecimento celular e aparecimento de câncer;
- Ajuda no controle de doenças inflamatórias;
- Ajuda na imunidade pela presença da vitamina C;
- Pode ajudar na prevenção da obesidade;
- Auxilia na visão pela presença de vitamina A;
- Auxilia no combate a infecções pelos seus compostos fenólicos;
- Auxilia no controle do colesterol pela presença de gorduras boas.
Como o pequi é consumido?
Principalmente durante o período de safra, a população da zona do pequi consome esse fruto de diversas maneiras, que vão desde o salgado ao doce.
Nessa região, apenas cerca de 40% é vendido, sendo a maior parte colhida para o consumo das pessoas. Isso mostra o quanto o pequi é relevante para a população local em relação ao seu consumo.
A forma mais comum de consumo do pequi é junto com o arroz, mas também pode ser consumido cru ou incorporado a carnes, sopas, frango, macarrão, com angu, em doces e até mesmo na cachaça.
O famoso arroz com pequi é aquele em que se refoga primeiro o pequi junto com a cebola, o alho e o azeite e, só depois, refoga-se o arroz junto na panela.
Ele é muito comum, principalmente, no estado do Mato Grosso do Sul.
No entanto, é verdade que nem todo mundo gosta do pequi devido ao seu gosto forte.
Mas não podemos negar seus benefícios, seu valor nutritivo e, principalmente, sua importância para a população local, sendo essencial para a movimentação da economia e para o consumo.