Seis curiosidades sobre o chocolate

Seis curiosidades sobre o chocolate

 

 

 

 

     Derivado da semente do cacaueiro, o chocolate é o doce preferido de muitos brasileiros. Talvez você não saiba, mas suas sementes são extraídas, assadas, fermentadas e moídas, até a obtenção da manteiga e do licor do cacau, que vão dar origem ao produto. Confira outras 6 curiosidades do chocolate a seguir:

 

  1. Chocolate pode ser consumido dentro de uma alimentação balanceada

     Diferente do que muitos pensam, quando bem escolhido e em quantidades moderadas, o chocolate pode, sim, ser incorporado a uma alimentação saudável. A porção recomendada é em torno de dois quadradinhos de chocolate amargo ao dia (acima de 70% cacau).

 

  1. Chocolate branco não tem cacau

     É isso mesmo, o chocolate branco não tem cacau propriamente e, por isso, seu consumo deve ser desencorajado. Ele leva o nome uma vez que possui manteiga de cacau em sua composição. É um chocolate que demanda cautela, porque não tem os benefícios do cacau e ainda possui muita gordura. 

 

  1. Chocolate diet tem mais gorduras que o convencional

     Muitas pessoas consomem o chocolate diet pensando que estão consumindo menos calorias e isso não é verdade. Pois é, os chocolates do tipo diet são desenvolvidos para pessoas que possuem diabetes.

 

     Assim, eles não possuem açúcares em sua composição, mas em compensação possuem maiores quantidades de gorduras para manter o sabor e a consistência.

 

  1. Chocolate pode trazer benefícios contra diabetes e hipertensão

     Chocolates contém substâncias chamadas flavonoides que são potentes antioxidantes e combatem os radicais livres, protegem as células contra o envelhecimento ou mau funcionamento.

 

     Ainda, há evidências que os flavonoides podem auxiliar no combate à hipertensão e ao diabetes pelo controle da pressão sanguínea e também da insulina.

 

  1. Chocolate contribui para a sensação de felicidade

     Sim, e isso também ocorre devido às quantidades de flavonoides presentes no chocolate. Essa substância é precursora da serotonina, hormônio que é responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

 

Por isso o chocolate é tão cobiçado para combater as situações de estresse.

 

  1. Quanto mais amargo melhor

     Para termos os benefícios do chocolate, ele precisa ter altas quantidades de cacau sólido. Ou seja, o chocolate branco fica de fora dessas vantagens. O chocolate ao leite também fica devendo benefícios, devido à alta concentração de leite e açúcar em sua composição.

 

     Por isso, quanto mais amargo o chocolate maior a concentração de cacau em sua composição. Menos açúcar, mais benefícios.

 

     Você já sabia dessas curiosidades sobre o chocolate?! Quando bem balanceado, o chocolate pode ser uma opção para matar aquela vontade nos dias difíceis. Mas não abuse e fique de olho nas quantidades! Fique esperto nos episódios de compulsão e consuma com moderação. 

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design