Coco: benefícios e importância para a imunidade

Coco: benefícios e importância para a imunidade

 

 

     Bastante comum no Nordeste brasileiro, o coco e os seus derivados são utilizados largamente pela indústria de alimentos devido aos seus benefícios à saúde.

     Inclusive, o coco e seu óleo podem ser grandes aliados para a melhora da imunidade no combate à recente pandemia de Covid-19 e o surto de gripe que assustou a população, no começo de 2022. Saiba mais, a seguir.

 

Coco e seus benefícios

     Além da água de coco, a fruta possui diversos derivados que são consumidos Brasil afora. É o caso do leite de coco, da polpa, da farinha e do óleo de coco que, diariamente, fazem parte da alimentação da população.

     Dentre os muitos benefícios da fruta destacamos um que talvez você não conheça: a polpa é um anti-inflamatório e atua no bom funcionamento do intestino.

     Já a farinha é ótima para o controle da glicemia e, como é rica em fibras, também vai causar impactos positivos no sistema gastrointestinal, auxiliando no combate à prisão de ventre.

     Além disso, o leite também possui propriedades nutricionais importantes, com minerais como cálcio, magnésio e zinco.

     Esses minerais, inclusive, estão presentes na água de coco, que atua como ótimo componente para a hidratação, ajudando na recuperação da ressaca, azia e enjoos.

 

Óleo de coco e calorias

     De forma geral, o coco e seus derivados são considerados alimentos sacietógenos, isto é, alimentos que favorecem a saciedade por serem compostos por fibras solúveis em água.

     Por outro lado, surge uma questão: mas esses alimentos não são calóricos? Afinal, o óleo de coco não deixa de ser um óleo!

     E a resposta é: sim!

     Porém, por ser um alimento de grande saciedade, quem o consome demora mais tempo para sentir fome, o que, de certa forma, compensa sua quantidade calórica se consumido de forma adequada.

     Conclui-se, pois, que o coco pode ser um grande aliado para aqueles que buscam diminuir as quantidades consumidas durante o dia e visam à perda de peso saudável.

     Além desses benefícios, o coco e seu óleo, assim como a farinha e a polpa, também têm ações em relação à imunidade.  

 

Como o coco ajuda na imunidade?

     Com a chegada da pandemia de Covid-19 e, mais recentemente, o surto da gripe, pacientes perguntam bastante sobre alimentos que podem auxiliar na imunidade.

     Entre eles, o coco raramente é citado como exemplo pelas revistas que tratam do assunto. No entanto, essa fruta pode ser um grande aliado para o nosso sistema imune.

     De forma geral, o coco possui uma grande quantidade de triglicerídeos de cadeia média (TCM) como o óleo caprílico e o láurico, as chamadas "gorduras boas", e desempenham um papel fundamental para o nosso corpo.

     Elas são assim denominadas, porque possuem relação íntima com o sistema imune. Além disso, modulam as defesas do organismo por meio de uma ação antifúngica e antibactericida, atuando no combate dessas infecções.

     No caso do óleo do coco, esse efeito é ainda maior, uma vez que a gordura é mais facilmente absorvida pelo organismo e modula a resposta imune contra vírus, bactérias, protozoários e outros.

     Estudos realizados in vitro, em animais e em humanos, mostram o óleo de coco como um grande potencial de modular as nossas defesas de forma natural, segura e saudável.

     Por isso, o óleo de coco extravirgem pode apresentar resultados positivos quando consumidos com cautela e supervisão.

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design