Hidratação

Hidratação

 Primavera e verão. Chegou a época mais alegre do ano... O sol vem aguçando a vontade de crianças, jovens, adultos e idosos aproveitar ao máximo o dia. Fins de semana em casa de praia , represas , piscinas e rios são muito desejados, mas, ao mesmo tempo , é preciso atenção com a  hidratação.

    A desidratação costuma ocorrer com maior frequência nessa época do ano , então, precisamos tomar alguns cuidados. O principal e mais comum é a ingestão de água mineral, pois, devido às atividades praticadas durante o dia, transpira-se e  dessa forma perde-se muito líquido para o controle da temperatura corpórea.
      A água mineral não possui calorias e é fonte de minerais, por isso não se pode deixar de tomar água para a reidratação. Não bastando isso, a água também auxilia pessoas com prisão de ventre, pois ajuda na formação do bolo fecal.
 
     Para quem não gosta de tomar água ,  é possível incrementá-la, para melhorar o sabor :
 
• Aguá com hortelã;
• Agua +gengibre +Hortelã + gelo;
• Acrescentar rodelas de limão ou laranja na água;
• Usar recipiente de vidro transparente para colocar folhas de forma que enfeitem a água. Sugerem-se folhas de alecrim, manjericão ou sálvia. Além de bonito valoriza o paladar da água.
 
      A reidratação pode ser feita de outra maneira.  Muitas frutas possuem grande quantidade de água em sua composição, consumi-las “in natura” é o melhor,  por exemplo : melancia , melão e kiwi. Como segunda opção tem-se a ingestão do suco de frutas, que  também  é benéfico, mas não retire as fibras dos sucos evitando a utilização de centrífugas , que fazem esse processo , use o liquidificador e não coe.
    Verduras e alguns legumes também possuem água em sua composição, como abobrinha e chuchu. Portanto, uma salada é de grande importância para que o organismo se reidrate.
 
    Quanto à famosa cervejinha, que está sempre presente, na verdade ela desidrata. Para se evitar a desidratação é indicado tomar um copo de água mineral a cada cerveja. A água de coco também  é benéfica  , pois é um isotônico natural , rico em sais minerais , diurético , auxilia na perda de peso , repõe as energias e ainda hidrata a pele. Aliás, um dos primeiros sinais de desidratação se dá na pele e nas mucosas, por isso essa é uma ótima dica para as mulheres mais vaidosas, pois não basta  apenas hidratar o organismo.
        Quanto aos chás , eles também são  ótimos para ajudar na hidratação, mas não devem ser adoçados, utilize canela , cravo  , rodelas de laranja e tangerina. Os chás precisam ser mais valorizados porque, além da hidratação eles podem ter várias outras funções terapêuticas como:
 
laxativos: hortelã, capim cidreira, carqueja e sene; digestivos: hortelã, camomila, sálvia, alecrim, dente-de-leão, erva doce: diuréticos: cavalinha, dente-de-leão, carqueja dentre outros; calmantes: capim cidreira, maracujá, hortelã, melissa, camomila; termogênicos: boldo , carqueja ,chá verde ,chá branco, chá vermelho, casca de laranja amarga, fucus, guaçatonga, hibisco e salsaparrilha.
      Os chás podem ser servidos gelados e quando o assunto é acelerar o metabolismo o indicado é ingerir 3 a 4 xícaras/dia da infusão. Vale combinar ervas termogênicas com diuréticas , elas trabalham em sinergia, mas não se deve colocar mais que 3 ervas por vez. Nesse caso há competição entre as ervas e o efeito desejado pode não ser atingido.
A hidratação mantem o equilíbrio da saúde, por isso precisamos consumir líquidos constantemente ao longo do dia. A necessidade de líquidos é individual, mas varia de 2 a 3 litros por dia.
 
Cristina Trovó
nutricionista





imagem: www.reidomate.com.br
 
UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design