Como se alimentar bem no restaurante

Como se alimentar bem no restaurante

Como se alimentar bem no restaurante: À la carte ou por quilo?

      Estima-se que pelo menos 70% dos brasileiros costumam fazer refeições fora de casa com uma certa frequência. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas como é possível se alimentar bem no restaurante, quais tipos de restaurante são mais adequados e qual seria a melhor estratégia: à la carte ou por quilo?

      Se você é uma dessas pessoas que ainda têm dúvidas, mas adora fazer suas refeições nos restaurantes, confira as dicas valiosas deste artigo.

Como se alimentar bem em restaurantes

      Muitas pessoas se perguntam qual é a melhor opção nos restaurantes: se é o serviço à la carte ou o por quilo?

      E a resposta é simples: à la carte.
      Isso porque os restaurantes por quilo, ao estilo self-service, tendem a ter uma grande variedade de preparações como frituras, carnes gordurosas, e outras preparações que não são consumidas no dia a dia de uma alimentação saudável. Também, no atendimento por quilo, geralmente, temos acesso a um maior número de sobremesas.

      A maior variedade de preparações, faz com que você opte por pegar mais comida quando está se servindo, uma vez que não tem muito tempo para refletir nas suas escolhas, resultando no maior peso do prato.

      Já nos restaurantes à la carte, você consegue decidir com mais calma qual vai ser o prato escolhido em relação à sua composição nutricional e refletir sobre seu nível de fome e saciedade. Inclusive, nesses restaurantes são menores as chances de se consumir uma sobremesa, por exemplo.

      Se você tem o costume de comer em restaurantes self-service, seguem as minhas dicas de como se alimentar melhor e quais os cuidados é preciso ter para manter uma alimentação balanceada.

5 dicas de como se alimentar bem no restaurante:

      Agora que você já sabe qual estilo de restaurante permite que você faça melhores escolhas sobre sua alimentação, alguns outros cuidados devem ser tomados quando optamos por comer fora de casa. Confira as cinco dicas:

  • Escolha restaurantes com opções saudáveis e à la carte

      Como dissemos anteriormente, na opção à la carte você consegue controlar mais suas escolhas alimentares e entender seu nível de fome e saciedade.

      Além disso, escolher restaurantes com opções saudáveis é a chave. Hoje, com a internet, muitos restaurantes disponibilizam seus cardápios online ou no instagram, tornando mais fácil analisar o cardápio antes de ir até o estabelecimento.

  • Analise o cardápio

      Depois de achar o cardápio, é hora de analisar! Evite preparações com molhos gordurosos como os de queijos, carnes gordurosas, embutidos, alimentos fritos e ricos em sódio. Sempre opte por carnes magras assadas ou grelhadas, sem gordura aparente e preparações com verduras e legumes.

  • Avalie seu nível de fome e saciedade

      Já no restaurante, analise seu nível de fome e saciedade. Procure avaliar se está com fome realmente ou trata-se de uma vontade ou fome emocional. Isso vai ajudar você a planejar o que vai comer. Uma estratégia legal é pedir uma entrada ou uma salada, para depois reavaliar se ainda está com fome.

  • Evite bebidas açucaradas ou sobremesas

      Não adianta optarmos por alimentos menos gordurosos e bebermos bebidas açucaradas, pois açúcar em excesso se transforma em gordura. Além disso, esses tipos de bebidas atrapalham a digestão dos alimentos e a absorção dos nutrientes pelo nosso corpo.

  • Aproveite a companhia sem neuras

      A parte mais importante de uma refeição em um restaurante é o convívio social. Por isso, faça escolhas mais saudáveis ou se atente às quantidades, mas não deixe de ficar na companhia de quem você gosta por causa disso. 

Cristina Trovó
Nutricionista

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design