Como fazer escolhas melhores no rodízio de carne
Como fazer escolhas melhores no rodízio de carne
Refeição favorita dos brasileiros, principalmente nas férias e em dias de sol, o churrasco guarda muitas armadilhas calóricas. No entanto, com os cuidados adequados, é possível aproveitar uma refeição saborosa no rodízio de carne. Confira, a seguir, algumas dicas de como fazer as melhores escolhas.
Rodízio de carne: como escolher o melhor?
Adora ir à churrascaria, mas não sabe como fazer boas escolhas? Isso é uma das principais dúvidas de muitos brasileiros, quando o assunto é alimentação. E essa tarefa se torna ainda mais difícil caso esquema de serviço seja rodízio de carnes. Com tantas opções, fica difícil resistir, não é mesmo?! Por isso, listei cinco superdicas para você que deseja ir ao rodízio de carnes, mas não quer sair da dieta.
- Comece pelas saladas
As saladas de folhas, por serem ricas em fibras, auxiliam na saciedade, evitando que o indivíduo coma muito. Por isso, começar por elas é uma boa sugestão para aqueles que estão indo no rodízio de carnes. Vá à pista e pegue um prato com saladas diversificadas, com folhas verdes, tomate, pepino, palmito entre outras opções que irão ajudar você a não exagerar na hora de consumir as carnes.
Quando for temperar, cuidado com os molhos e opte sempre por pouco sal, azeite e vinagre.
- Faça seu prato normalmente
Na pista do rodízio, faça seu prato normalmente, com arroz, legumes, saladas e outras escolhas saudáveis que faria se não tivesse no restaurante. Dessa forma, consumindo o arroz como carboidrato, que também possui fibras, você evita comer demais sem necessidade.
- Evite frituras e outros alimentos gordurosos
Durante o rodízio, é muito comum que passem muitos alimentos gordurosos, fritos por imersão em óleo de cozinha como a banana, a batata e a polenta frita. Além desses, também temos uma grande variedade de queijos como muçarela e queijo coalho. Por isso, o ideal é evitar esses alimentos gordurosos que acrescentam muitas calorias à sua refeição.
- Prefira as carnes magras
Consuma, sempre que puder, as carnes mais magras do rodízio de carnes, como é o caso do filé mignon, alcatra, peito de frango, fraldinha, lombo e peixes.
Evite as carnes mais gordurosas como picanha, costela de boi ou de porco, cupim e coração.
Se a carne tiver algum tipo de gordura aparente, retire-a antes de comer para reduzir o consumo de gorduras saturadas, que são associadas ao aparecimento de doenças do coração.
- Cuidado com a escolha das sobremesas
Tentadoras e muito bonitas, as sobremesas de rodízios sempre atraem um grande número de fãs. No entanto, após a refeição, as sobremesas cheias de açúcares apenas aumentam ainda mais a quantidade calórica.
Por último, é muito bom lembrar que, o que faz a diferença no dia a dia, é a consistência das nossas escolhas alimentares, que irão refletir diretamente na nossa saúde. Assim, a dica principal é: não exagere! Tenha momentos prazerosos com quem você ama e não se esqueça de fazer escolhas conscientes.
Quer saber mais sobre o tema? Confira mais dicas sobre como se alimentar bem na churrascaria clicando aqui.
Para este e outros conteúdos siga meu Instagram @cristinatrovonutricionista.
Cristina Trovó
Nutricionista