Cansaço: saiba como a alimentação pode ajudar
No dia a dia sempre corrido, é natural que muitos brasileiros se sintam cansados, após a rotina estressante de trabalho. O que poucos sabem, entretanto, é que a alimentação pode ajudar no combate à fadiga e ao cansaço. A seguir, saiba quais são os alimentos indicados para essa situação.
As causas do cansaço
O cansaço, seja ele físico ou mental, pode ter diversas causas. Assim, se você está se sentindo cansado, pode ser que esteja condicionado a uma rotina estressante, à privação de sono, a uma alimentação inadequada ou, até mesmo, a uma condição de saúde alterada.
Doenças como hipotireoidismo levam à fadiga excessiva e deve ser medicada corretamente.
Além disso, se a sua alimentação é monótona ou pouco balanceada, com grande quantidade de alimentos ultraprocessados, alta em gordura, açúcares e pobre em verduras e legumes, é provável que você sinta também essa baixa disposição.
Alimentos e hábitos que ajudam a combater o cansaço
Por sorte, sabemos que, na Nutrição clínica, temos algumas sugestões que ajudam a combater essa sensação de esgotamento no fim do dia.
1. Não pule o café da manhã
Você já deve ter ouvido falar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, não é mesmo?! Apesar de não ser bem assim, o café da manhã é muito importante para fornecer a energia necessária para você ter um dia com vitalidade e disposição.
2. Fracione as refeições
Fracionando as refeições e incorporando lanches durante o dia, fará você comer com menos ansiedade durante o almoço e o jantar, assim, comendo menos e ainda diminuindo a incidência da "moleza" após essas refeições.
3. Tenha uma dieta balanceada
Ter uma dieta rica em frutas, verduras e legumes é a chave para uma maior disposição. Isso porque esses alimentos são cheios de vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do corpo.
4. Coma alimentos fontes de triptofano
O triptofano é um precursor de um hormônio chamado serotonina, o hormônio da felicidade. Por isso, consumir esses alimentos aumentam a sensação de bem-estar físico e mental.
São ricos em triptofano: banana, castanhas, ovos e peixes como atum e salmão.
5. Aposte nas oleaginosas
Oleaginosas como castanhas, nozes e amêndoas têm minerais como magnésio e selênio, que auxiliam no combate ao estresse.
Por isso, castanhas são uma boa opção de lanches da tarde, aliados a uma fonte de cálcio como os iogurtes.
6. Consuma alimentos fontes de vitamina B
Alimentos ricos em vitamina B auxiliam na produção de energia pelas células e, por isso, são tão importantes para a disposição.
Assim, alimentos como: aveia, carnes, ovos, vegetais folhosos verde-escuros, as próprias castanhas e o abacate são alguns dos que podem dar essa energia a mais.
7. Observe se o cansaço é contínuo e consulte um médico
É muito importante ficar atento se cansaço é momentâneo ou aparece durante dias ou meses. Se for este o caso, revisite seu médico para que ele avalie sua saúde geral e indique o tratamento mais adequado.