Alimentação e estresse: Receita para combater o estresse
Estresse nos dias atuais
Com a correria do dia a dia, o estresse está cada vez mais recorrente. Muitas pessoas se sentem sobrecarregadas com os afazeres diários e esse acúmulo de tarefas pode refletir diretamente no nosso organismo, provocando alteração de peso, queda de cabelo, desânimo e outros sintomas.
Efeitos do estresse na alimentação
O comportamento alimentar, durante o estresse, tende a aumentar a ingestão de alimentos calóricos, ou seja, aqueles que possuem maior quantidade de açúcar e gordura. Esse mecanismo ocorre no sentido de proporcionar prazer, uma vez que o indivíduo está sob pressão e busca energia no alimento.
Episódios pontuais não são tão preocupantes, no entanto, quando ocorridos com frequência, aumentam consideravelmente o peso, impactando negativamente os níveis de colesterol, e o aparecimento de doenças como diabetes e hipertensão.
Combatem o estresse:
- Vitamina C: Alimentos ricos em vitamina C diminuem o cortisol, hormônio liberado em episódios de estresse, aumentando a sensação de bem-estar.
- Triptofano: Esse aminoácido é precursor da serotonina, um hormônio responsável pela sensação de felicidade.
Ex: banana, leite e derivados, ovos, carnes e peixes.
- Flavonoides: Outro elemento que favorece a produção da serotonina.
Ex: frutas de coloração avermelhada como romã, morango, uva e cerejas. Vegetais verdes escuros como couve, espinafre, brócolis. Presente também no adorado chocolate amargo ou cacau 70%.
- Taurina: Aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que age no controle da ansiedade.
Ex: carnes e peixes.
- Exercícios físicos: Liberadores de endorfina e dopamina, substâncias que promovem a sensação de prazer e bom humor, essenciais para o alívio do estresse. O Indicado é a prática de exercícios três vezes na semana.
Evitar:
- Cafeína
Essa substância atua ativamente no sistema nervoso, aumentando os níveis de ansiedade e estresse.
- Açúcar
Além de favorecerem a diabetes e a obesidade, alimentos doces fornecem um pico de glicemia no sangue, seguido por uma sensação de cansaço e desânimo logo após o consumo.
- Sal
Além da retenção de líquidos, o sal também favorece o aparecimento da hipertensão e doenças cardiovasculares. Atenção especial por parte das pessoas que possuem cálculos ou outras doenças renais.
De forma geral, é inevitável que nós todos enfrentemos situações estressantes durante a rotina moderna. No entanto, com os alimentos certos e com a motivação necessária, é possível, sim, obter uma vida com mais saúde e qualidade de vida.