Abacate

Abacate

ABACATE

O Estado de São Paulo é um dos principais produtores de abacate do Brasil, sua safra iniciou em fevereiro e se estende até agosto. A compra do alimento na safra é muito vantajosa porque neste período além de mais barato, o alimento está mais fresco, portanto o consumidor economiza e melhora a qualidade de sua alimentação.

Os benefícios do abacate devem – se ao seu conteúdo de gordura monoinsaturada (como a do azeite de oliva), fibras solúveis,

beta-sistosterol ,vitaminas do complexo B, vitamina E , potássio , magnésio e cobre .

Estudos mostraram que o consumo de abacate está associado a melhor qualidade da dieta, a menor peso corporal e risco reduzido de síndrome metabólica. Outros estudos mostram que os óleos vegetais podem diminuir a pressão arterial, reduzir os níveis de colesterol, triglicérides e LDL (colesterol ruim) e aumentar os níveis de HDL (colesterol bom). Portanto o abacate protege o coração e funciona como antioxidante, prevenindo a incidência de câncer e envelhecimento precoce. 

Por ter baixo índice glicêmico seu consumo também é indicado para os diabéticos e para quem quer perder peso, principalmente para quem possui altas taxas de gordura abdominal.

O abacate é modulador do cortisol, ele age diminuindo o cortisol, que é um hormônio produzido em resposta ao estresse físico e mental. O excesso de cortisol no organismo está associado ao aumento da compulsão alimentar e consequentemente dificulta a perda de peso e favorece a deposição de gordura abdominal.

Desfazendo o MITO de que o abacate engorda é importante falar que o ácido graxo oleico do abacate aumenta a produção de um hormônio chamado colecistoquinina, responsável pela sensação de saciedade.

Assim sendo o abacate é um alimento que deve estar presente em um plano alimentar equilibrado, mas cuidado com a quantidade, apesar de nutritivo ele é muito calórico !!!

A quantidade indicada para consumo deve ser personalizada, mas uma   média de consumo gira em torno de 2 colheres de sopa por pessoa por dia

E o melhor horário para o consumo será no horário de pico da fome de cada um. Ex: Se para você o horário que tem mais fome é o almoço, consuma na salada, se é no final da tarde consuma o abacate picado com mamão, banana e canela, neste horário. Evite usar as preparações que levam açúcar, elas são mais calóricas.

Bom apetite!!!

Cristina Trovó

Nutricionista

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design