Alimentos que causam distensão abdominal
Já sentiu aquela sensação de barriga inchada e pesada? Isso pode ser a chamada distensão abdominal. O que você talvez não saiba é que a distensão abdominal pode estar atrelada à nossa alimentação e que, além de desconfortos, pode causar dores prolongadas. Confira, neste artigo, oito alimentos que podem causar a distensão abdominal e como você pode combatê-la.
Distensão abdominal: O que é
A distensão abdominal é o aumento da região do abdômen. As principais causas da distensão abdominal envolvem o acúmulo de gases no sistema digestivo, a constipação intestinal e doenças como a doença de Crohn, intolerância à lactose e a síndrome do intestino irritável.
Alimentos que causam a distensão abdominal
Apesar de as doenças do trato intestinal serem as principais causadoras da distensão abdominal, alguns alimentos também provocam esse desconforto proveniente do inchaço.
Os alimentos que são facilmente fermentáveis contribuem para a formação de gases no sistema digestivo, causando um acúmulo desses gases e distendendo a parte abdominal. São exemplos de alimentos fermentáveis:
- feijão;
- grão de bico;
- lentilha;
- leite;
- brócolis;
- repolho;
- doces;
- cebolas.
Além dos alimentos já citados, refrigerantes e cervejas também contribuem para a distensão abdominal. Isso porque ao beber é comum ingerir gases durante o processo. Ainda, o refrigerante é uma bebida gaseificada rica em açúcares, o que aumenta a produção dos gases, causando o desconforto.
Como evitar a distensão abdominal
Primeiramente, esse quadro pode ser retardado evitando consumir alimentos que levam a essa condição. Depois, recomenda-se a realização de atividade física regular, a hidratação correta, ter uma dieta balanceada, evitar conversar ao comer e mastigar bem os alimentos.
Caso as dores permaneçam, é indicado procurar o atendimento médico mais próximo, para a identificação da causa e o tratamento adequado. Fique alerta ao seu corpo e à sua mente, sua saúde agradece.