A importância de se comer salada no jantar

A importância de se comer salada no jantar

 

 

 

 

A importância das refeições

    Sempre ouço, no consultório, que muitos pacientes pulam as refeições, principalmente, aqueles que buscam perda de peso.  Alguns dizem pular refeições como café da manhã ou o jantar para "comer menos".

 

    No entanto, o que muitos não sabem é que todas as refeições são importantes e elas não devem ser puladas mesmo para os que desejam perder peso.

 

    Isso porque, pular uma refeição, pode fazer com que você sinta mais fome na próxima e, isso sim, fará você comer mais que o habitual. Por isso, devemos realizar todas as refeições, vigiar as quantidades e traçar estratégias para aumentar a saciedade como ingerir uma porção de salada antes do início do jantar.

 

O papel da salada nas refeições

    Assim, de forma geral, as saladas de folhas são de grande ajuda quando o assunto é saciedade. Quando consumidas antes da refeição principal, ela ajuda a enviar uma mensagem para o cérebro que você está se alimentando, quando na verdade está consumindo um alimento muito nutritivo, mas pouco calórico.

 

    Assim, a salada é uma grande aliada no controle da quantidade de alimentos que ingerimos durante as refeições.

 

    Ainda, legumes e verduras são ricos em vitaminas e minerais, que garantem o bom funcionamento do nosso corpo. Dessa forma, a salada auxilia em uma alimentação balanceada, ajudando contra a obesidade, diabetes e hipertensão.

 

Dicas para montar uma salada gostosa e nutritiva

   Engana-se quem pensa que salada envolve apenas a alface e o tomate tradicionais. No meu site, tenho mais de 40 receitas de saladas para você se inspirar e fazer para toda a família. Confira 5 dicas para montar a sua:

 

  1. Escolha além da alface, alterne ou adicione outras folhas como rúcula, almeirão, agrião, couve, acelga, repolho, alface roxa;
  2. Use PANCS, que são plantas alimentícias não convencionais e podem ser incorporadas à sua salada como azedinha, ora-pro-nóbis e taioba;
  3. Incorpore texturas como linhaça, gergelim, croutons, frutas secas ou queijo branco;
  4. Escolha um molho caseiro. Faça você mesmo molhos como de mostarda e mel, de ervas aromáticas, vinagre balsâmico, maracujá, entre outros.
  5. Adicione algumas frutas. Experimente adicionar manga, figo, laranja, kiwi ou outra de sua preferência.
  6. Para outras dicas e como saber como montar sua salada completa clique aqui.

 

    Vale a pena lembrar que a salada é um dos componentes importantes do jantar, assim como as porções de carboidratos, proteínas e gorduras em quantidades adequadas para você e seu objetivo.

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design