Qual o melhor tipo de panela para a saúde?

Qual o melhor tipo de panela para a saúde?

 

       Quando falamos em saúde, principalmente sobre a alimentação, sempre pensamos na qualidade dos alimentos e nos benefícios existentes para compor uma dieta balanceada. Mas você sabe qual o melhor tipo de panela para a saúde?

       Na maioria das vezes, deixamos de lado, sem perceber a importância, a relação entre o tipo de panela que utilizamos e a influência que elas podem ter no nosso corpo e na nossa saúde.

       Afinal, você se atenta ao tipo de material de que são feitas essas panelas?

       Continuando a leitura deste texto, você saberá quais as panelas mais indicadas para cozinhar seus alimentos.

 

Os tipos mais usados de panelas

       Você pode até pensar que panela é tudo igual, mas na verdade não é! Os diferentes tipos de panela podem influenciar no preparo dos alimentos e também na sua saúde. Por isso, listamos dois tipos que você deve evitar para proteger você e a sua família dos agentes nocivos. Confira!

 

  1. Panelas de Alumínio

       Você já deve ter ouvido, por exemplo, que panelas de alumínio fazem mal, certo?

Elas já foram consideradas vilãs para a nossa saúde, e devido a essa fama diversos estudos foram realizados para verificar o efeito negativo delas em transferir o alumínio para os alimentos que serão consumidos.

       No entanto, com o avanço da indústria, foi criada uma camada protetora nessas panelas, que evita essa transferência. Estudos mostraram que o alumínio, ao ser utilizado para a cocção de alimentos, libera uma baixa transferência do elemento químico, sendo tolerável e seguro para a saúde.

       Segundo a ANVISA, o alumínio está entre os materiais permitidos para serem utilizados em contato com alimentos. Contudo, essas panelas, apesar de serem leves, fáceis de manusear e baratas, possuem uma antiaderência ruim e exigem muitos cuidados.

 

  1. Panelas de Teflon

       E as famosas panelas de teflon? Realmente, o teflon tem as suas vantagens, como um preço mais acessível e boa antiaderência. Porém, é um material feito de PTFE  (Politetrafluoretileno),  conhecido por  liberar um ácido chamado perfluorooctanóico (PFOA), que pode ser associado a uma substância cancerígena.

        A tecnologia na produção do teflon melhorou muito nos últimos anos, após uma série de discussões sobre a liberação de substâncias tóxicas, como o PFOA. 

       Atualmente, já encontramos panelas desse material que, aparentemente, são mais seguras e, desde 2015, o Teflon é fabricado usando outra substância, o ácido de óxido hexafluorpropileno dímero.

       Além de tudo isso, o teflon tem um alto impacto ambiental, é super poluente, sendo até apelidado de “substância eterna”.

 

Quais os melhores tipos de panela para a saúde?

 

  • Panelas de Cerâmicas

        As panelas 100% de cerâmica, são feitas de materiais atóxicos, que não liberam substâncias indesejáveis para a nossa alimentação. Também possuem uma ótima capacidade antiaderente, sendo um dos melhores modelos disponíveis no mercado.

       A desvantagem é que o preço delas é alto. Uma opção é investir em panelas revestidas com cerâmica.

 

  • Panelas de Vidro

       Esse material realmente não é um dos mais comuns, mas tem algumas vantagens. Por serem de vidro temperado, essas panelas podem ir ao fogão, forno, micro-ondas, geladeira e até mesmo ao freezer.

       Além de ter uma grande versatilidade, as panelas de vidros são atóxicas e você consegue observar o processo de cozimento enquanto ele acontece. 

  •  Panela de Ferro

       Apesar de também liberar o ferro durante a cocção, assim como as panelas de alumínio, o ferro é um mineral essencial para o nosso corpo, participando da formação da hemoglobina presente nas células vermelhas do nosso sangue, que são responsáveis pelas trocas gasosas no nosso pulmão.

       Dessa forma, ela pode ser uma boa opção em comparação aos outros tipos de panelas. No entanto, ela não deve ser encarada como um substituto de um suplemento alimentar em caso de anemias, pois o ferro presente neste tipo de panela não é o melhor aproveitado pelo nosso corpo.

       A desvantagem desta panela é que elas podem mudar a cor dos alimentos durante o preparo. Também devemos nos atentar para não usar panelas que contém ferrugem.

 

Como preservar a qualidade desses materiais?

       É essencial que diversos cuidados sejam tomados para amenizar a liberação de metais ou substâncias tóxicas, por isso fique atento às seguintes recomendações.

  1. Não é recomendado cozinhar alimentos muito ácidos ou muitos salgados, nas panelas de alumínio.
  2. Para manter a integridade da sua panela, você não deve “arear” suas panelas de alumínio com o lado verde da bucha.
  3. Para evitar a liberação de metais, não é recomendado deixar o alimento, por tempo prolongado, em contato com as panelas de alumínio.
  4. A limpeza das panelas de teflon precisa ser feita adequadamente, com uso de buchas e talheres não abrasivos, preferencialmente de silicone.
  5. Se atente à qualidade da sua panela, se ela estiver muito riscada ou com boa parte do teflon prejudicada, tome cuidado, provavelmente você está ingerindo uma boa quantidade de teflon e está na hora de trocar sua panela.

       Quer saber mais sobre o tema? Confira mais dicas clicando aqui. Para este e outros conteúdos, siga meu Instagram @cristinatrovonutricionista.

Cristina Trovó
Nutricionista

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design