Os 5 Superalimentos
Você sabe quais são os alimentos mais indispensáveis do nosso cardápio? Sempre estamos trazendo as principais funcionalidades dos alimentos no geral. Hoje, escolhemos 5 alimentos com super funcionalidades para você incorporar no seu dia a dia e obter o melhor deles.
-
Gengibre
O gengibre possui o gingerol, um composto que atua como anti-inflamatório, termogênico e antioxidante, combatendo os radicais livres e auxiliando na prevenção de algumas doenças como câncer e doenças cardiovasculares. Um bom exemplo para incorporar esse alimento no dia a dia é o seu chá que pode ser consumido quente ou gelado
-
Banana
A banana, uma das frutas mais consumidas pelo brasileiro, também possui suas vantagens. Rica em potássio, que participa do balanço eletrolítico, do impulso nervoso e contração muscular, ainda possui as Vitaminas A, B1, B2, e ação antioxidante. A vitamina A participa para a manutenção das unhas, cabelos e visão saudáveis, já as vitaminas B1 2 B2 atuam no sistema nervoso e respiratório respectivamente.
De fácil acesso e baixo custo, a banana pode ser incorporada in natura, em vitaminas, em doces sem açúcar e outras preparações.
-
Feijão
A leguminosa mais consumida quando combinada com o arroz apresenta uma combinação ótima de aminoácidos essenciais, que produzem proteínas importantes para a manutenção do nosso corpo.
Provedor de fibras solúveis e insolúveis, o feijão contribui positivamente para o funcionamento intestinal e na redução da glicemia. Ainda possui minerais como Ferro e manganês.
-
Abacate
O abacate, por outro lado, não é uma fruta muito comum na mesa dos brasileiros. Porém sua grande quantidade de gordura moninsaturada é um dos motivos pelos quais esse quadro deveria mudar.
Essa gordura, além de possuir propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, também controla o colesterol, diminuindo os níveis séricos do colesterol ruim (LDL) e aumentando o colesterol bom (HDL).
O abacate pode ser consumido in natura ou componente de shakes, vitaminas, smothies, guacamole e outras preparações salgadas.
Veja uma receita que preparei com a fruta.
-
Ovos
Os ovos é de longe um superalimento. Apesar de já ter causado polêmica pela sua quantidade de colesterol, ainda possui uma grande quantidade de vitaminas, como a A, D, E e K, além de outras do complexo B. O ovo ainda possui o triptofano, um aminoácido responsável pela formação da serotonina, que também é conhecida pelo “hormônio do prazer”.
A indicação é consumí-los com moderação, principalmente a gema, e de preferência que não seja frito.
Todos sabemos que na nutrição a diversidade dos alimentos é a chave para uma alimentação saudável e nutritiva. Hoje mostramos um pouquinho mais sobre alguns alimentos que podem agregar, e muito, a nossa vida. E você, o que está esperando?!