Organização da despensa: como fazer em 5 passos

Organização da despensa: como fazer em 5 passos

 

 

      Talvez, com o aumento dos preços nos supermercados, você esteja considerando deixar alguns alimentos em estoque, para quando precisar. Mas você sabe qual é a melhor forma de organizar uma despensa? Confira, a seguir, 4 dicas de como fazer esse processo de forma simples, eficaz e segura do ponto de vista sanitário.

 

A importância da organização da despensa

      Com as altas dos preços dos alimentos, a inflação dos produtos chegando a 16% de abril de 2021 a abril de 2022, muitos brasileiros e brasileiras estão considerando estocar alimentos em suas casas.

      Para se ter uma noção, apenas no litro do leite, o aumento chega a 20%, sendo comercializado por até R$10,00 a unidade.

      Essa prática, que, até então, não era muito considerada dado ao menor poder de compra das famílias, vem sendo uma estratégia daqueles que podem, para se proteger das altas dos preços.

      Assim, muitas pessoas que não tinham esse hábito, agora estão optando por praticá-lo e ficam confusas em como organizar suas despensas da maneira correta.

      A organização das despensas garante maior praticidade na hora de cozinhar, ajuda na hora das compras e ainda evita perder alimentos devido ao vencimento.

 

Como organizar sua despensa da maneira adequada

  1. Limpe bem o espaço

      Em primeiro lugar, se você ainda não usa aquele espaço para armazenamento de alimentos, é importante que o local seja limpo da maneira adequada. Use detergente, água e panos limpos para executar o processo. Evite produtos de limpeza com cheiro forte, pois podem transferir odor para os alimentos.

 

  1. Use potes de vidros transparentes

      Sabe aqueles potes transparentes que você não sabe o que fazer com eles? As despensas são um ótimo lugar para usá-los. Os sacos originais dos alimentos podem ser rasgados, furados por insetos, comprometendo, assim, sua segurança alimentar.

      Por isso, lave bem os potes, tire os alimentos das embalagens originais e coloque nos recipientes transparentes. Mas não jogue as embalagens fora! Vamos usá-las no próximo passo.

  1. Etiquete os alimentos de acordo com o nome e a validade.

      Depois de colocar os alimentos nos recipientes de vidro ou de plástico, etiquete-os com seus respectivos nomes e com a data de validade.

      Isso mesmo! Volte às embalagens originais, identifique a data de validade do produto e escreva na etiqueta. Dessa forma, você impede que os produtos antigos sejam misturados com os novos, tem maior controle sobre até quando o alimento pode ser consumido e evita desperdícios.

  1. Organize-os de acordo com a data de validade

      Depois de etiquetados, coloque aqueles com a data de validade mais próxima na parte da frente. Os de validade maior vão para atrás, evitando que os produtos vençam e fiquem impróprios para o consumo.

  1. Não utilize caixas de papelão

      Prefira sempre usar caixas organizadoras. Isso porque, apesar de não estar necessariamente aparente, as caixas de papelão podem ter sido usadas para transporte de produtos de limpeza, ou podem estar contaminadas.

      Caixas de papelão são amplamente usadas em depósitos e colocadas no chão, podendo ter contado com urina de roedores. Dessa forma, não as use para armazenamento de alimentos. Prefira as caixas organizadoras próprias para isso.

      O que achou das dicas? Com a organização da despensa você consegue visualizar melhor os alimentos que já possui e se organizar sobre o que precisa comprar nos próximos dias, nos supermercados. Confira, aqui, 9 dicas para saber se organizar durante as compras.

 

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design