Cúrcuma e sua relação com imunidade

Cúrcuma e sua relação com imunidade

     A cúrcuma, tempero muito famoso na culinária oriental e também na brasileira, além de ser usada para temperar carnes e legumes, também é conhecida, por meio das civilizações antigas, pelo uso como planta medicinal. Confira, no artigo que segue, qual a importância da cúrcuma para imunidade do nosso organismo.

O que é a cúrcuma                                      

     A cúrcuma ou açafrão-da-terra, conhecida pela sua coloração característica amarela dourada, é o tempero que dá o Curry, famosa especiaria indiana, largamente utilizada, há milhares de anos, não só na Índia como também em diversas tribos indígenas, como uma especiaria e como importante erva medicinal.

A relação da cúrcuma com a imunidade

     A cúrcuma vem sendo utilizada ao longo dos anos, em virtude das suas funções anti-inflamatórias e antissépticas e, também, como especiaria em pratos das mais variadas culinárias.

     Isso tudo em decorrência de um componente bioativo, chamado curcumina, potente antioxidante que vem sendo associado como componente protetor da imunidade, uma vez que ativa as células do sistema imunológico, e age contra os parasitas e o aparecimento de tumores.

     Além disso, atua na inibição de vias pró-inflamatórias e por ser um fitoquímico muito acessível. Estudos indicam que ela deveria ser mais utilizada para a prevenção de doenças crônicas inflamatórias como o Alzheimer, câncer e doenças degenerativas.

Outros benefícios desta planta

     Além de exercer um papel superimportante na imunidade, a cúrcuma também apresenta diversos outros benefícios para a saúde, como:

  • Contribui para um fígado saudável;
  • Combate infecções e auxilia contra parasitas;
  • Auxilia na manutenção das células e diminui o envelhecimento que causa câncer;
  • A curcumina, como fitoterápico, pode auxiliar no tratamento do câncer de próstata;
  • Auxilia no tratamento da osteoartrite.

 

A diferença da curcuma e do gengibre

     A cúrcuma é da família do gengibre, e tanto a sua folhagem quanto a raiz são parecidas, diferenciando-se basicamente pela coloração interna.

     Enquanto o gengibre possui cor amarelo-clara, a cúrcuma é um alaranjado profundo.

     Ao comprar o pó, certifique-se de que não está misturado em farinha de milho, algumas marcas fazem essa mistura para melhorar o rendimento.

Como consumir a curcuma

     A cúrcuma pode ser acrescida em sopas, caldos, assados, ensopados, arroz e recheios, além de coloração e sabor trará benefícios à saúde.

    A raiz pode ser consumida fresca ou na forma de extrato.

     Para se preparar o extrato, os rizomas do açafrão são fervidos e, em seguida, secos em forno quente. Após isso, são moídos e obtém-se o pó, comumente usado como tempero culinário.

     Outra forma de consumo é através da infusão da cúrcuma, uma colher de chá para cada 150 ml de água fervente. Deve ser consumido ao longo do dia.

     Também existem opções de cápsulas, mas o indicado é consumir, sempre que possível, em forma natural e em boas quantidades, para que haja efeitos benéficos à saúde.

UTI das Ideias - Soluções Corporativas em Web e Design