Cerveja sem álcool
Cerveja sem álcool e festas de fim de ano
As festas de fim de ano são sempre sinônimo de abundância de comida e também de bebida, geralmente alcóolica. Mas existem alguns motivos para tentarmos diminuir o consumo de bebidas alcóolicas, substituindo, pelo menos em parte, pela cerveja sem álcool, por exemplo.
Cerveja sem álcool e a mudança de hábitos
A cerveja sem álcool vem sendo uma tendência principalmente entre os indivíduos com alguma condição de saúde como diabetes, hipertensão e obesidade. Além disso, a cerveja sem álcool está cada vez mais sendo consumida pela "geração saúde", pessoas que cada vez mais pensam no seu bem-estar e querem evitar os malefícios da cerveja tradicional.
Qual a diferença da cerveja sem álcool
A diferença da cerveja sem álcool em comparação à convencional é que, na sua produção, o processo de fermentação é interrompido e o surgimento do álcool é evitado. Existe também um outro processo, a osmose reversa, nele é possível isolar o álcool e retirá-lo. A fervura também é um método utilizado, onde as altas temperaturas fazem o álcool evaporar.
Benefícios de consumir a cerveja sem álcool nas festas
Vamos listar a seguir algumas vantagens de consumir a cerveja sem álcool:
- Não sobrecarrega o fígado no processo de metabolização
- Não resulta em ressaca no dia seguinte
- Não desencadeia a fome gerada pelo consumo do álcool
- Não há perda de sentidos nem controle
- As vitaminas do complexo B, por exemplo, são preservadas e até são encontradas em uma maior concentração
Estratégia para as festas de fim de ano
Como estratégia para as festas de fim de ano, que tal adotar a cerveja sem álcool? Não necessariamente você precisa ficar sem consumir nenhuma bebida alcóolica, mas você pode intercalar a cerveja convencional com a sem álcool. Outra opção é também começar as festas com a cerveja sem álcool, para diminuir o consumo da outra opção. Vamos tentar?
Cristina Trovó
Nutricionista