Ano novo: Promessas de emagrecimento
Ano novo, vida nova! Quem nunca prometeu que no dia 1º de Janeiro tudo seria diferente e ia finalmente começar a dieta? Pois é, pode até ter começado, mas são poucos aqueles que aguentam até o último dia do ano.
Sabe por quê? Porque o termo dieta por si só é um termo que não deveria ser usado para o começo de novos hábitos.
Este post é para você que pulou as 7 ondinhas no início do ano novo e jurou que não iria se render às tentações em 2017. Vamos mostrar porque você não precisa abrir mão do prazer em comer para emagrecer:
Não se prive!
Primeiramente temos que entender que somos seres humanos, sentimos vontades e desejos também relacionados a alimentação. Por isso, não vale a pena se culpar se deu aquela vontade de comer alguma coisa depois de um dia estressante de trabalho.
Além disso, se nos privamos de algo, geralmente associamos o mesmo com a sensação de recompensa ou de algo inatingível, superestimando alguns alimentos que geralmente são os mais calóricos e que levam a episódios de compulsão alimentar (quando se come em grandes quantidades por impulso).
Lembre-se: A moderação é a chave para o equilíbrio.
Confira também: Efeito Sanfona – Por que dietas Milagrosas não funcionam?
Tenha paciência
A reeducação alimentar é um processo que demanda longos meses para ser incorporado à nossa rotina. Por isso, tenha paciência e não estipule metas de perda de peso as quais sabe não serem viáveis. Isso só vai acarretar episódios de frustação.
Incorpore devagar novos alimentos à sua rotina junto à prática de exercícios físicos. Se tiver dificuldade, procure um profissional para auxiliar.
Planeje-se
Todos nos possuímos uma rotina agitada que concilia muitas vezes trabalho e estudos. Por isso, planeje-se! Faça as compras da casa nos fins de semana planejando mais ou menos o cardápio do que vai comer nas refeições principais e também nos lanches.
Assim não terá desculpa para não levar aquela fruta no trabalho ou comprar aquela pizza de quarta à noite porque está faltando alguma coisa para cozinhar.
Se for o caso, procure a ajuda de um nutricionista, ele é o profissional que pode fornecer um cardápio semanal ou mensal para realmente auxiliar nos seus hábitos alimentares.
Veja também: Dicas para marmitas saudáveis
Não se compare!
A única comparação que deve ser encorajada é com você mesmo! Não compare seus resultados com os de outras pessoas e, principalmente, com os estereótipos das mídias atuais.
Cada corpo possui suas peculiaridades e capacidade de adaptação. Assim, não se pode esperar o mesmo resultado de diferentes biótipos.
Comprometa-se!
O mais difícil em mudanças de vida são, adivinhem, as mudanças! São os principais obstáculos até a linha de chegada.
Isso acontece porque demandam muito comprometimento e superação durante os 365 dias do ano.
Muitas vezes a reeducação alimentar também vem acompanhada de atividades físicas que podem ser desgastantes.
Por isso se comprometa, mas não se cobre demais. Fracione os treinos de acordo com sua capacidade e coloque pequenas metas de mudanças alimentares.
Veja também sobre a Dificuldade em seguir a dieta
Portanto, essas são cinco maneiras de melhorar sua promessa de ano novo e transformar meta de perda de peso em meta de mudança de hábitos, incorporando qualidade de vida. Lembre-se de que o realmente importante é como você se alimenta durante o ano todo e não só durante a promessa do ano novo.
Um abraço e nos vemos na próxima!