Efeito Sanfona – Por que dietas milagrosas não funcionam?
Muitas pessoas ainda me perguntam: “Por que as dietas prontas não funcionam?”
Por mais que as dietas prontas apresentem uma perda significativa no começo, em longo prazo, torna-se cada vez mais difícil a adesão e, assim, desencadeia o “efeito sanfona”.
Efeito sanfona é um fenômeno resultado da falta de acompanhamento por um nutricionista e é caracterizado pela perda de peso significativa no começo da dieta, mas posteriormente há a recuperação desse peso, podendo ainda exceder o peso anterior, o que pode acarretar episódios de baixa autoestima.
Cada ser humano tem um biótipo, uma composição corporal, necessidades diferentes de acordo com o sexo, idade, peso e altura que definem a conduta do nutricionista para o sucesso do tratamento. Portanto, por essas particularidades, dietas prontas não farão efeito na população geral.
Além disso a perda rápida e “milagrosa” de peso das dietas prontas ocorre por serem geralmente muito restritivas e não atenderem como citado acima, às necessidades básicas de todas as pessoas. Isso faz o corpo utilizar as reservas naturais para obtê-las, porém, por não ser uma dieta que leva em consideração os hábitos e preferências alimentares dos pacientes, muitas vezes podendo levar à fome, quando há desistência, o corpo tende a “descontar” o tempo perdido e sente a necessidade de recuperar essas reservas, recuperando o peso e desestimulando o paciente.
Quando calculado de forma adequada e personalizada o plano alimentar do paciente, a perda de peso do paciente pode ser, sim, mais lenta, porém previne o ganho posterior de peso, sendo um tratamento permanente que ainda beneficia a saúde pela educação nutricional.